Apresentação
A integração de produções derivadas do EVINTER à Revista Científica Sigma
Resumen
Um dos pensadores de maior protagonismo no curso de mais de um século, Edgar Morin (1921 – ) deve ser lembrado pelo pioneirismo no modo como vislumbra a acepção do termo complexidade. Do latim, complexus recobre o campo semântico daquilo que é articulado. Assim, o pensamento complexo projetado por Morin põe em xeque o paradigma da razão, da antiga episteme, outrora assentada em modelo unilateral que tomava a lógica pura sem qualquer ligação com outros campos do conhecimento como "pedra de toque".
Assentado na ideia moririana, desde o ano de 2007 o Evento Científico Interdisciplinar - EVINTER, promovido pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP, busca expôr trânsitos e interações entre os diversos saberes, integrando cultura científica e humanística. Nesse sentido, o EVINTER surgiu e hoje se consolida na/por meio da complexidade, como práxis, isto é, tudo se liga a tudo. Como o próprio Morin afirma em Ciência com consciência, “A ciência nunca teria sido ciência se não tivesse sido transdisciplinar”.
Dessa forma, o Dossiê intitulado “XVI EVINTER / Temática Livre”, no computo de 12 artigos, apresenta aos leitores uma autêntica rede de contribuições ao exercício do ensino, da pesquisa e da extensão, sendo a Revista Científica Sigma o suporte condutor e multiplador do diálogo que aqui se inicia. Neste volume, autores oriundos de diversas instituições de Ensino Superior, tais como: Universidad Autónoma de Guerrero (UAGro - México), Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED - Angola), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL - Palmeira dos Índios/AL), Universidade Federal do Pará (UFPA), União Brasileira de Faculdades (UniBF), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-PG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) pontuam, cada qual em acordo com as bases téoricas que lhes dão suporte, ponderações originais.
Citas
Não há indicação.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Científica Sigma
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.