Apresentação

Chamado da pesquisa para ação social

Autores

Resumo

Na visão do pensador alemão Max Weber (1864-1920), a função do sociólogo consiste em interpretar o sentido do que vem a se conhecer pelo termo por ele denominado de “ação social”. Com efeito, compete ao homem mobilizar o saber enquanto instrumento de análise da experiência real, isto é, a fim de que se possa revelar aspectos que determinam comportamentos, práticas e usos inerentes à dinamica da vida em sociedade. Mediante investimento em análise pretensamente imparcial, o pesquisador interessado pela ação social percebe a existência de sujeitos diversos, classifica tipos ideais e busca um padrão metodológico que lhes garanta mérito científico.

Dessa forma, o Dossiê intitulado “O ensino das Ciências Sociais na sala de aula: desafios para pensar e compor materiais didáticos”, no computo de 11 artigos, apresenta aos leitores um chamado para ação social. Neste volume, autores oriundos de diversas instituições de Ensino Superior, tais como: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Minas Gerais (FACUMINAS), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto (FHO), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) sinalizam, cada qual em acordo com as bases téoricas que lhes dão suporte, descobertas importantes para compreensão do fazer coletivo contemporâneo.

Biografia do Autor

Thiago Azevedo Sá de Oliveira, Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Pará - UFPA

Referências

Não há indicação.

Downloads

Publicado

30.06.2024

Edição

Seção

ST: Dossiê – O ensino das Ciências Sociais na sala de aula: desafios para pensar e compor materiais didáticos