Editorial

Valorização das Línguas de Sinais

Autores

  • Thiago Azevedo Sá de Oliveira Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP / Universidade Federal do Amazonas - UFAM https://orcid.org/0000-0002-5962-6986

Resumo

A discussão a respeito das Línguas de Sinais, sobretudo no Brasil, é recente, embora seja crescente o número de publicações relacionadas à abordagem desse tema. Há que se destacar a importância de se garantir visibilidade científica ao estudo de aproximadamente 150 Línguas de Sinais localizadas no planeta, segundo estima o site Ethnologue – Languages of the Word. Nesse sentido, a Revista Científica Sigma, mantida pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá – IESAP, ressalta o mérito de tal questão.

As Línguas de Sinais garantem à comunidade surda o pleno exercício da cidadania, o que comporta a afirmação inclusiva de identidades, a pluralidade comunicativa, o acesso à escola, à universidade e ao mundo das práticas cotidianas do trabalho e do lazer. Outrossim, o presente número, trazido à lume durante o segundo semestre do ano vigente, em meio ao período que inclui o Dia Internacional das Línguas de Sinais, a saber, 23 de setembro, assinala o compromisso social endossado por esse periódico, cuja mantenedora possui origem vinculada ao ano de aprovação da Lei n. 10.436/2002, que institui a LIBRAS como língua materna da comunidade surda do Brasil.

Biografia do Autor

Thiago Azevedo Sá de Oliveira, Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP / Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Pará - UFPA.

Referências

BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, e o artigo 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005.

EBERHARD, David M; SIMONS, Gary F; FENNIG, Charles D (Eds.). 2022. Ethnologue: Languages of the World. Twenty-fifth edition. Dallas, Texas: SIL International. Disponível em: http://www.ethnologue.com. Acesso em: 26 de dez. 2022.

Downloads

Publicado

27.12.2022

Edição

Seção

ST: Dossiê - Línguas de Sinais: acessibilidade, emergência e práticas pedagógicas inclusivas