Apresentação
A urgência do debate sobre a prática de leitura e escrita no Brasil
Abstract
O presente Dossiê, denominado “Leitura e escrita nos ambientes escolar e universitário”, no computo de 13 artigos, apresenta aos leitores a percepção de agentes direta ou indiretamente envolvidos na reflexão do assunto. Neste volume, os autores, oriundos de diversas instituições de ensino superior, tais como: Universidade de Alicante (UA/Alicante-Espanha), Universidade de Évora (UE/Évora-Portugal), Universidad Internacional de La Rioja (UNIR/La Rioja-Espanha), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP/Santana), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Norte do Estado do Tocantins (UFNT), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade da Amazônia (UNAMA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/FCL-Ar), Instituto Federal do Amapá (IFAP), Instituto Federal do Pará (IFPA), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Centro Universitário Facvest (UNIFACVEST) interpretam e propõem, cada qual em face da realidade que os circunda, ações inerentes ao fazer docente do professor-pesquisador, atento à dinâmica da sala de aula e, em específico, à questão da escrita e da leitura.
References
RANKING DA EDUCAÇÃO: BRASIL ESTÁ NAS ÚLTIMAS POSIÇÕES NO PISA 2022; VEJA NOTAS DE 81 PAÍSES EM MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E LEITURA. g1. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/12/05/ranking-da-educacao-brasil-esta-nas-ultimas-posicoes-no-pisa-2022-veja-notas-de-81-paises-em-matematica-ciencias-e-leitura.ghtml. Acesso em: 23 de dez. 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Científica Sigma
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.