Em nome do Comitê Editorial da Revista Científica Sigma, na condição de Editor-chefe, comunico-lhes com alegria a publicação do Dossiê Temático Línguas de Sinais: acessibilidade, emergência e práticas pedagógicas inclusivas. A edição fora organizada com esmero pela Profa. Dra. Anne Carolina Pamplona Chagas (Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará – EA/UFPA), ao lado do Prof. Dr. Mário Benjamin Dias (Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará – EA/UFPA) e do Prof. Dr. Olivier Le Guen (Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social/Linguística Antropológica – CIESAS). Dos 9 artigos que compõem o número, 3 foram escritos por autores internacionais.
A discussão a respeito das Línguas de Sinais, sobretudo no Brasil, é recente, embora seja crescente o número de publicações relacionadas à abordagem desse tema. Há que se destacar a importância de se garantir visibilidade científica ao estudo de aproximadamente 150 Línguas de Sinais localizadas no planeta, segundo estima o site Ethnologue – Languages of the Word. Nesse sentido, a Revista Científica Sigma, mantida pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá –IESAP, ressalta o mérito de tal questão.
As Línguas de Sinais garantem à comunidade surda o pleno exercício da cidadania, o que comporta a afirmação inclusiva de identidades, a pluralidade comunicativa, o acesso à escola, à universidade e ao mundo das práticas cotidianas do trabalho e do lazer. Outrossim, o presente número, trazido à lume durante o segundo semestre do ano vigente, em meio ao período que inclui o Dia Internacional das Línguas de Sinais, a saber, 23 de setembro, assinala o compromisso social endossado por esse periódico, cuja mantenedora possui origem vinculada ao ano de aprovação da Lei n. 10.436/2002, que institui a LIBRAS como língua materna da comunidade surda do Brasil.

Prof. Dr. Thiago Azevedo Sá de Oliveira
Editor-chefe