Graduação - Licenciatura


Música

Sobre o Curso

O licenciado em Música trabalha com Docência no Ensino Fundamental, Médio e na Educação Profissional, e em atividades lúdico-pedagógicas com ênfase em música, tanto na iniciativa pública quanto na privada. Atua também em Universidades e em escolas especializadas em ensino-aprendizagem de música.

Duração

8 semestres (quatro anos)

Objetivos do curso

Formar Educadores Musicais para a atuação em Escolas de Educação Básica e demais contextos de ensino e aprendizagem e buscar repertório de planejamento, organização e desenvolvimento das atividades e materiais relativos ao ensino da música, por meio de conhecimentos históricos da linguagem musical e suas relações com as diversas áreas do conhecimento e conhecer estratégias para transposição do saber musical com o saber escolar.

 

Demanda de mercado / Remuneração média do Profissional

Para o trabalho como professor de música percebe-se diversos espaços da Educação Básica, escolas da rede pública, rede privada de ensino considerando seus diferentes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais), Ensino Médio, atividades extracurriculares. Entre outros espaços de atuação foram elencadas: aulas particulares (na própria residência e/ou na residência dos alunos); Escola Especializada de Música (como Conservatórios ou Academias de Música); outros espaços não formais de ensino (como igrejas, clubes, ONGs, etc.); projetos culturais e/ou sociais; instituição de ensino superior e outros.

A média salário do professor licenciado: R$ 3000,00 a R$ 5000,00.

Disciplinas ofertadas / Ementas

Teoria e Percepção Musical I

Ementa: Introduzir ao aluno elementos que proporcione em sua praticidade o estudo dos fundamentos básicos da música; desenvolvimento da audição e percepção relacionada às notas e a escrita musical através de práticas musicais com ritmos, solfejos e ditados melódicos; desenvolvimento do estudo do sistema tonal e modal e as suas funções harmônicas elementares; desenvolvimento dos ritmos em compassos simples e composto (binários, ternários e quaternários). Sinais gráficos de dinâmica, andamento e articulação.

História da Educação

Ementa: Estudo da História da Educação e suas relações com diferentes sociedades e culturas nos diversos períodos da História. A educação nas sociedades primitivas. Educação na antiguidade e na construção do humanismo clássico. Educação nos tempos modernos e sua articulação históricosocial com o renascimento. Humanismo, Reforma e Contrarreforma, Realismo Pedagógico. Naturalismo Pedagógico. Educação Contemporânea – a Educação Nacional. Educação para a Democracia. Brasil: educação e pedagogia, do período colonial ao contemporâneo.

uagem, Escrita e Estrutura textual

Ementa: Competências necessárias à leitura e produção de textos na educação superior. Diferença entre texto literário e texto acadêmico (identificação e análise de narrativas). Qualidades e defeitos de estruturas textuais orais e escritas. Gêneros acadêmicos. Padronização da escrita científica. A ABNT e normas técnicas. Pesquisa científica na prática: Resumo Expandido.

Tecnologia da Informação Aplicada à Educação

Ementa: O papel das tecnologias na sociedade. Tecnologia educacional: A Mídia e a Educação- implicações e repercussões na sociedade e na escola. Estudos sobre o uso destes recursos na educação, concepções, teorias, tendências e metodologias. As TIC como fonte de dados para a pesquisa, como recurso didático e como meio de construção do conhecimento. Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

Prática Pedagógica em Música I (Cartografia do Sistema de Ensino: Estrutura, Atores e Competências)

Ementa: Caracterização, problematização e análise da prática pedagógica. Resgate de memórias escolares. Cerimônias e organização de trabalho escolar. Natureza, sentido e Legislação atual da prática pedagógica. Reflexão sobre a situação do ensino nos diferentes processos educativos desenvolvidos por sistemas de ensino.

História Da Música: do Período Medieval ao Barroco

Ementa: Origens da Música. A música nas civilizações antigas. A música medieval: ars antíqua e ars novae, suas características e o processo de monofonia à polifonia. A música renascentista, características, formas, obras e compositores. O Barroco musical: formas, características, obras e compositores. Contextualização histórica dos períodos e reflexo na música. Discussão de tópicos relacionados à música barroca.

Teoria e Percepção Musical II

Ementa: Introduzir ao aluno elementos que proporcione em sua praticidade o estudo dos fundamentos básicos da música; desenvolvimento da audição e percepção relacionada às notas e a escrita musical através de práticas musicais com ritmos, solfejos e ditados melódicos; desenvolvimento do estudo do sistema tonal e modal e as suas funções harmônicas elementares; desenvolvimento dos ritmos em compassos simples e composto (binários, ternários e quaternários). Sinais gráficos de dinâmica, andamento e articulação.

Canto Coral

Ementa: Trabalho em coro, de interpretação de repertório coral diversificado e desenvolvimento da percepção harmônica, por meio da leitura de obras a duas a quatro vozes. Estrutura anátomofisiológica dos aparelhos fonador-respiratório e auditivo, e seus funcionamentos na produção e na recepção sonoras. Manutenção da saúde vocal e auditiva. Exercícios básicos da respiração e relaxamento.

Etnomusicologia

Ementa: Subsídios teóricos para a pesquisa Etnomusicologia. Aspectos históricos. Etnomusicologia no Brasil e no Amapá. Principais Conceitos: Música como Cultura; Sistemas musicais; Transmissão musical; Mudança Musical; Técnicas de transcrição e trabalho de campo. A tradição antropológica do trabalho de campo. Pesquisa participativa. Ética em pesquisa participativa.

Psicologia da Educação

Ementa: A natureza da Psicologia da Educação como ciência. As fases evolutivas do processo biopsicossocial da fase pré-natal a terceira idade. Princípios psicológicos que explicam e fundamentam os processos de desenvolvimento e ensino-aprendizagem no contexto educacional. Variáveis que interferem no processo de aprendizagem. Relação aprender e não aprender. Dificuldades de aprendizagem.

Fundamentos da Educação Especial na Perspectiva da Inclusão

Ementa: Aspectos históricos da educação Inclusiva/especial. Políticas e práticas para o atendimento educacional do educando público alvo da Educação Especial. Formas organizativas do trabalho pedagógico e sua relação com os processos de inclusão e exclusão escolar voltados a estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento/Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação.

Didática

Ementa: O processo de ensino como objeto de estudo da Didática. Condicionantes históricos. O papel do educador. Educação e sociedade. Planejamento educacional. Elementos do Planejamento: objetivos, conteúdos, metodologias, recursos didáticos, avaliação. Tipos de Planos.

Avaliação Educacional

Ementa: Contextualização histórica da Avaliação Educacional. Finalidades e Funções pedagógicas da avaliação. Pressupostos ideológicos e epistemológicos com seus diversos enfoques: formativa, dialética-libertadora, mediadora, dialógica e emancipatória. Recursos para uma prática crítica e construtiva da avaliação da aprendizagem na escola. Técnicas e processos de elaboração, correção e interpretação dos resultados de diferentes instrumentos avaliativos. Avaliação de sistemas.

Prática Pedagógica II: Saberes e Práticas na Educação Infantil

Ementa A música como linguagem. Leituras sobre a Educação Infantil: a criança seus interesses e necessidades. Observação da Educação Infantil no contexto da sala de aula ou outros contextos educacionais. O desenvolvimento musical da criança. Métodos, materiais, técnicas e planejamento para o ensino da música na Educação Infantil.

História Da Música: do Período Clássico ao Moderno

Ementa: Reflexões sobre aspectos estilísticos e estruturais que marcaram transformações temporais. Audições comentadas de peças musicais dos diversos períodos, seus instrumentos e sua execução. A crise do tonalismo e as tendências resultantes. Apreciação e análise histórica da música do final do século XIX e início do século XX.

Teoria e Percepção III

Ementa: Introduzir ao aluno elementos que proporcione em sua praticidade o estudo dos fundamentos básicos da música; desenvolvimento da audição e percepção relacionada às notas e a escrita musical através de práticas musicais com ritmos, solfejos e ditados melódicos; desenvolvimento do estudo do sistema tonal e modal e as suas funções harmônicas elementares; desenvolvimento dos ritmos em compassos simples e composto (binários, ternários e quaternários). Sinais gráficos de dinâmica, andamento e articulação.

Regência Coral e Técnica Vocal

Ementa: Técnicas fundamentais da regência. Prática da regência coral. Desenvolvimento de habilidades individuais e preparo para direção de grupos vocais. O regente e suas atribuições. Técnicas de ensaios, Técnica vocal voltada ao canto coral.

Música e Novas Tecnologias

Ementa: História do desenvolvimento tecnológico na música (ferramentas, técnica e som). Exploração de Softwares dentro do código musical. Criação, pesquisa e ensino-aprendizagem. O computador como fonte sonora, instrumento de arranjo e desenvolvimento de material didático.

Estética Musical

Ementa: Introdução da música e sua abordagem estética e filosófica, assim como o desenvolvimento de questões relevantes para a compreensão da criação musical nos séculos XX-XXI.

Política e Legislação Educacional Brasileira

Ementa: Configurações das políticas públicas da educação brasileira: da organização ao funcionamento da educação escolar. A educação e as principais legislações que compõem o ensino no Brasil.

Prática Pedagógica em Música III: Saberes e Práticas no Ensino fundamental + EJA

Ementa: Reflexões sobre a lei nº 13.278 de 02 de maio de 2016. Diretrizes Curriculares Nacionais e Leituras sobre o ensino fundamental e EJA. A música no ensino fundamental e EJA, práticas pedagógicas, materiais e técnicas para a aprendizagem musical. A observação na Prática pedagógica. Reflexões das práticas observadas.

História e Cultura da Música Brasileira

Ementa: Pluralidade e riqueza da cultura brasileira. Aspectos da configuração sociocultural brasileira; cultura popular, cultura erudita; a cultura como prática e reflexo social. Abordagem histórica da música Popular no Brasil, observando-se sua relação com a cultura popular, com os seus suportes tecnológicos (como gravação, amplificação e a midiatização) e com a indústria cultural.

Harmonia

Ementa: Conhecer, analisar e manipular os acordes, suas inversões no processo de construção das vozes, seus encadeamentos, funcionalidades, permitirá chegar a um pensamento musical onde a compreensão do aspecto harmônico e sua relação com outros aspectos musicais darão bases para o processo composicional criativo, coerente e por fim, consistente.

Violão em Grupo I

Ementa: A disciplina violão em grupo I consiste na construção e desenvolvimento dos conhecimentos necessários para o domínio básico do instrumento, suas metodologias de ensino e suas aplicações no ambiente de sala de aula. O ideal é que o aluno conclua a disciplina dominando as práticas do violão (e seu idiomatismo), suas formas de utilização em sala de aula bem como sua história e suas vertentes de ensino.

Flauta Doce em Grupo I

Ementa: A flauta doce como recurso didático para transmissão de elementos musicais e culturais. Nomenclatura, extensão, postura, articulação e respiração. Repertório para o instrumento abrangendo os diferentes gêneros e estilos.

Prática de Conjunto I

Ementa: Prática de música em conjunto e grupos divididos por combos instrumentais (voz, percussão, harmonia e melodia), com instrumental e repertório a definir baseados nos seguintes gêneros musicais: Choro; Samba e MPB e com realização de apresentações públicas ao final do semestre.

Fundamentos da Educação Musical

Ementa:  Fundamentos da educação musical a partir de uma perspectiva histórica, social, filosófica e psicológica.

Prática Pedagógica em Música IV (Ensino Médio + EJA)

Ementa:  A contextualização prática da gestão e da organização curricular no Ensino Médio e todas suas modalidades. A formação do educador para o exercício. Processo de gestão e aprendizagem. 49 Reconhecimento do Ambiente em suas modalidades. O planejamento e avaliação e conduções do planejamento de projetos Musicais.

Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil

Ementa: estágio espaço de reflexão teórica e prática. O cotidiano escolar: observar, participar e conhecer situações sociais de ensino aprendizagem. O planejamento da ação docente. A construção de saberes: música na Educação infantil.

Música Popular Brasileira

Ementa: Pluralidade e riqueza da cultura brasileira. Aspectos da configuração sociocultural brasileira; cultura popular, cultura erudita; a cultura como prática e reflexo social. Abordagem histórica da música Popular no Brasil, observando-se sua relação com a cultura popular, com os seus suportes tecnológicos (como gravação, amplificação e a midiatização) e com a indústria cultural.

Violão em Grupo II

Ementa: A disciplina violão em grupo II consiste no aprofundamento do desenvolvimento dos conhecimentos necessários para o domínio do instrumento, assim como, suas metodologias de ensino e suas aplicações no ambiente de sala de aula. Objetiva-se que o aluno conclua a disciplina dominando as práticas do violão, suas formas de utilização em sala de aula bem como sua história e suas vertentes de ensino, no trabalho cotidiano das aulas de música.

Flauta em Grupo II

Ementa: Conteúdos mais detalhados sobre a flauta doce, para com a utilização do curso didático para transmissão de elementos musicais e culturais. Nomenclatura, extensão, postura, articulação e respiração. Repertório mais específico para o instrumento abrangendo os diferentes gêneros e estilos a serem usados nas aulas de música nas escolas básicas.

Prática de Conjunto II

Ementa: Vivência da prática de música de conjunto onde habilidades individuais e grupais sejam desenvolvidas, com instrumental e repertório a definir baseado no gênero MPB e com realização de apresentações públicas ao final do semestre.

Temas Emergentes da Educação Contemporânea

Ementa: Bases conceituais e históricas dos Direitos Humanos. PNEDH (Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos). Ética e direitos humanos. O respeito à diferença. Bioética. Povos originários, o sagrado e a natureza. Educação Ambiental crítica e suas vertentes contemporâneas. Movimentos ecológicos e cidadania ambiental.

Metodologia do Ensino De Música

Ementa: Método e Metodologia. A metodologia no processo de ensino aprendizagem musical e na formação docente. A primeira e a segunda geração de educadores musicais (filosofias e subsídios para o ensino de música).

Estágio Supervisionado em Docência no Ensino Fundamental

Ementa: Práticas de estágio de intervenção na realidade escolar: ensino fundamental. Reflexões teóricopráticas sobre a atividade docente e os processos de ensino e de aprendizagem de música, contemplando dos planos de ensino à avaliação da aprendizagem.

Oficina de Materiais Didáticos para Educação Musical

Ementa: Organologia dos instrumentos musicais. Classificação e contextualização dos diferentes instrumentos: corporais, naturais, étnicos, populares, convencionais, convencionais com adaptação e alternativos. Conceitos básicos da ergonomia e da física acústica. Fundamentos, conceitos e objetivos da atividade construção de instrumentos musicais na Educação Musical. Pesquisa, criação, construção e uso dos instrumentos variados em conexão com as atividades musicais de literatura, apreciação, técnica, criação e execução (Abordagem de Educação Musical CLATEC), aplicados à educação musical comum/especial/inclusiva. Estudos, criação, adaptação, construção e uso dos materiais didáticos musicais, também na perspectiva das ajudas técnicas e das tecnologias assistivas.

Fundamentos Téorico-Metodológicos da Educação Escolar Afro-Brasileira

Ementa: Contextualização histórica da Cultura afro brasileira em seus diversos contextos. Dispositivos legais da Educação afro. Multiculturalismo, educação e currículo. Ações do Projeto Pedagógico na educação afro brasileira.

Fundamentos Téorico-Metodológicos para o Ensino em LIBRAS

Ementa: A História da Educação dos Surdos no cenário internacional, nacional e local. A Legislação e o processo de Inclusão educacional dos surdos. Aspectos metodológicos acerca da educação de surdos, inserção do surdo na escola regular, bilinguismo como projeto educacional para surdos. Prática em Libras.

Fundamentos Téorico-Metodológicos da Educação Escolar Indígena

Ementa: Etnocentrismo e as diferentes concepções sobre os índios. Povos indígenas do Amapá. Educação indígena e educação escolar indígena. Políticas públicas e educação escolar indígena no Brasil.

Trabalho De Conclusão De Curso

Ementa: Trabalho de Conclusão de Curso de caráter científico e educativo, sustentado em processo de investigação sobre determinada realidade, questão ou problemática detectada pelo acadêmico no decorrer de seu processo formativo, nos diferentes momentos da Prática Pedagógica e do Estágio Supervisionado. Comunicação oral, presencial e em público dos resultados da pesquisa.

Estágio Supervisionado em Docência no Ensino Médio + Conservatório

Ementa: Práticas de estágio de intervenção na realidade escolar: ensino médio + conservatório. Reflexões teórico-práticas sobre a atividade docente e os processos de ensino e de aprendizagem de música no Ensino Médio, contemplando dos planos de ensino à avaliação da aprendizagem

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