Graduação - Licenciatura


Letras Português-Inglês

Sobre o Curso

O Curso de Letras Português-Inglês, além das suas especificidades na área educacional, tem uma vasta abrangência que alcança também escolas de idiomas;  cursos específicos com enfoques internacionais visando à Língua Inglesa; estudos literários em linguagem, comunicação, artes e mediações culturais; preparação de textos originais; revisão, editoração e tradução de textos nacionais e internacionais; produção de versões ou traduções de textos técnicos e acadêmicos; legendagem de filmes e softwares, prestação de serviços educacionais em editoras, livrarias e bibliotecas e demais espaços de trabalho inerentes ao mundo das Letras.

Duração

8 semestres (quatro anos)

Objetivos do curso

Formar profissionais de Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) interculturalmente competentes, com perfil crítico, reflexivo, investigativo, ético, criativo e conscientes de sua contribuição com a construção de uma sociedade mais justa e humanizada.

Demanda de mercado / Remuneração média do Profissional

O mercado de trabalho para o Profissional em Letras é amplo, diversificado e está em constante evolução. Há necessidade constante desses profissionais da linguagem e comunicação em diversos campos, como educação, editoração, mídia, tradução, publicidade e relações públicas.

Quanto à remuneração média esta pode variar significativamente. Os salários podem ser definidos por tabelas do setor público ou privado, enquanto aqueles que trabalham como freelancers em tradução ou criação de conteúdo podem ter rendimentos variáveis baseados em projetos ou contratos. Em média R$ 3.000,00 a R$ 5.000,00.

Disciplinas ofertadas / Ementas

LINGUAGEM, ESCRITA E ESTRUTURA TEXTUAL

Carga horária: 80 h/a

Ementa: Competências necessárias à leitura e produção de textos na Educação Superior. Diferença entre texto literário e texto acadêmico (identificação e análise de narrativas). Qualidades e defeitos de estruturas textuais orais e escritas. Gêneros acadêmicos. Padronização da escrita científica. A ABNT e normas técnicas. Pesquisa científica na prática: Resumo Expandido.

INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA

Carga horária: 80 h/a

Ementa: A pré-linguística: estudo da linguagem na Antiguidade, Idade Média e Renascença. A História da Linguística como ciência e os conceitos fundamentais. A Linguística no século XIX: Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo. A Linguística Moderna: Sociolinguística e as influências na escola do Ensino Fundamental ao Médio.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADA À APRENDIZAGEM

Carga horária: 40 h/a

Ementa: O papel das tecnologias na sociedade. Tecnologia Educacional: A Mídia e a Educação- implicações e repercussões na sociedade e na escola. Estudos sobre o uso destes recursos na educação, concepções, teorias, tendências e metodologias. As TIC como fonte de dados para a pesquisa, como recurso didático e como meio de construção do conhecimento. Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 

Carga horária: 80 h/a   

Ementa: Estudo dos tipos de conhecimentos e sua relação na formação da identidade docente. O conhecimento científico na formação do professor e seus desdobramentos na escola. Ideias pedagógicas no pensamento educacional ocidental. Conceito de educação. Diversidade humana, cultura e sociedade. Diversidade cultural e educação. Prática docente.   

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Carga horária: 80 h/a                        

Ementa: Estudo da História da Educação e suas relações com diferentes sociedades e culturas nos diversos períodos da História. A educação nas sociedades primitivas. Educação na antiguidade e na construção do humanismo clássico. Educação nos tempos modernos e sua articulação histórico-social com o renascimento. Humanismo, Reforma e Contrarreforma, Realismo Pedagógico. Naturalismo Pedagógico. Educação Contemporânea – a Educação Nacional. Educação para a Democracia. Brasil: educação e pedagogia, do período colonial ao contemporâneo.

PRÁTICA PEDAGÓGICA I: Cartografia do Sistema de Ensino: Estrutura, atores e competências

Carga horária: 100 h/a                        

Ementa: Caracterização, problematização e análise da prática pedagógica. Resgate de memórias escolares. Cerimônias e organização de trabalho escolar. Natureza, sentido e Legislação atual da prática pedagógica. Reflexão sobre a situação do ensino nos diferentes processos educativos desenvolvidos por sistemas de ensino.

TEORIA DA LITERATURA

Carga horária: 60 h/a                        

Ementa: Exame do texto literário como entidade discursiva resultante de um entrecruzamento de linguagens. Questões referentes às conceituações de Literatura e de Teoria da Literatura. Doutrinas formadoras do conceito de gêneros literários. Teorias críticas e a leitura investigativa do texto de feição literária.

LINGUÍSTICA TEXTUAL E SEMÂNTICA

Carga horária: 60 h/a                        

Ementa: Linguística Textual: Critérios de textualidade e aspectos pragmáticos dos gêneros textuais. Leitura e análise de textos. Semântica: concepções, pressupostos, objeto, tipos: semântica formal, semântica da cognição e semântica da enunciação. Pragmática: histórico, pressupostos e teorias dos atos de fala. Algumas perspectivas para o estudo dos gêneros por meio de projetos: os gêneros textuais e os tipos orais e escritos de acordo com a BNCC.

LÍNGUA INGLESA I

Carga horária: 80 h/a                        

Ementa: Introdução às práticas de compreensão e produções orais e escritas da Língua Inglesa por intermédio do uso de estruturas e funções comunicativas elementares.  Aquisição de códigos linguísticos, fonéticos e ortográficos em língua Inglesa.

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Carga horária: 60 h/a                        

Ementa: Contextualização histórica da Avaliação Educacional. Finalidades e Funções pedagógicas da avaliação. Pressupostos ideológicos e epistemológicos com seus diversos enfoques: formativa, dialética-libertadora, mediadora, dialógica e emancipatória. Recursos para uma prática crítica e construtiva da avaliação da aprendizagem na escola. Técnicas e processos de elaboração, correção e interpretação dos resultados de diferentes instrumentos avaliativos. Avaliação de sistemas.

DIDÁTICA

Carga horária: 60 h/a                        

Ementa: O processo de ensino como objeto de estudo da Didática. Condicionantes históricos. O papel do educador. Educação e sociedade. Planejamento educacional. Elementos do Planejamento: objetivos, conteúdos, metodologias, recursos didáticos, avaliação. Tipos de Planos.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Carga horária: 60 h/a                        

Ementa: A natureza da Psicologia da Educação como ciência. As fases evolutivas do processo bio-psico-social da fase pré-natal a terceira idade. Princípios psicológicos que explicam e fundamentam os processos de desenvolvimento e ensino-aprendizagem no contexto educacional. Variáveis que interferem no processo de aprendizagem. Relação aprender e não aprender. Dificuldades de aprendizagem.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

Carga horária: 60 h/a                        

Ementa: Aspectos históricos da educação Inclusiva/especial. Políticas e práticas para o atendimento educacional do educando público alvo da Educação Especial. Formas organizativas do trabalho pedagógico e sua relação com os processos de inclusão e exclusão escolar voltados a estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento/Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação.

PRÁTICA PEDAGÓGICA II: Fundamentos para o ensino da linguagem oral e escrita da Língua Portuguesa

Carga horária: 150 h/a                        

Ementa: Estudos das concepções de produção oral e escrita nos aspectos continnum e sociocomunicativos interacionais e linguísticos. Implicações pedagógicas da Língua Portuguesa nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

PSICOLINGUÍSTICA

Carga horária: 60 h/a                        

Ementa: A construção da Psicolinguística como interdisciplina da linguística, psicologia, ciências cognitivas, ciências computacionais e neurociências para estudar os modelos e teorias da aquisição, compreensão, produção e desenvolvimento da linguagem. A aquisição da primeira Língua – L1 (Língua Materna) e de uma segunda Língua – L2 (Língua Estrangeira), além de reflexões acerca da prática do professor de Língua Portuguesa e Estrangeira ante aos problemas que envolvem a fala, a escrita e linguagem, elementos fundamentais para sua prática pedagógica no ensino fundamental e médio.

LITERATURA PORTUGUESA

Carga horária: 80 h/a                        

Ementa: O contexto sociocultural e histórico-político da literatura portuguesa em suas épocas trovadorismo, humanismo, classicismo, barroco, arcadismo, romantismo, realismo, simbolismo e modernismo. Estudo biográfico de autores portugueses. Leitura e análise de obras Portuguesas. Produção de sentidos. Características e temas de cada movimento literário.

LITERATURA INFANTO-JUVENIL E DA AMAZÔNIA

Carga horária: 60 h/a                        

Ementa: Resgate dos textos literários de produção autóctone como entidade discursiva resultante de um entrecruzamento de linguagens e variações do norte brasileiro, sustentado nos fundamentos teóricos gerais da Literatura. Língua Portuguesa e Linguística. Formação de um banco de dados a partir da catalogação das obras da Literatura amazônica dentro das categorias: gênero e língua literária. Análise da Temática Meio Ambiente nas Obras dos Autores Amazônidas.

LÍNGUA INGLESA II

Carga horária: 80 h/a                        

Ementa: Desenvolvimento sistemático da competência comunicativa em Língua Inglesa. Práticas de compreensão e produções orais e escritas em nível elementar-intermediário. Aquisição de códigos linguísticos, fonéticos e ortográficos em Língua Inglesa.

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Carga horária: 80 h/a                        

Ementa: Configurações das políticas públicas da educação brasileira: da organização ao funcionamento da educação escolar. A educação e as principais legislações que compõem o ensino no Brasil.

PRÁTICA PEDAGÓGICA III: fundamentos para o ensino da linguagem oral e escrita do inglês como língua estrangeira

Carga horária: 150 h/a                        

Ementa: Estudos das concepções de produção oral e escrita da Língua Inglesa nos aspectos continnum e sociocomunicativos, interacionais e linguísticos. Implicações pedagógicas da Língua Inglesa nas séries finais do Ensino Fundamental e no Médio.

FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Carga horária: 60 h/a                        

Ementa: A transcrição dos falares do português brasileiro a partir das bases teóricas da linguística moderna.

LITERATURA BRASILEIRA I

Carga horária: 60 h/a                        

Ementa: Aspectos históricos, formais e socioculturais da Literatura Brasileira no período de 1500 a 1850: Literatura Informativa e Jesuítica, Barroco, Arcadismo e Romantismo. Diacronia e especificidade de seus discursos nos vários gêneros. Análise estilística e contextual de representativas obras de cada manifestação literária.

ANÁLISE DO DISCURSO

Carga horária: 60 h/a                        

Ementa: Os tipos de Análise de discurso. O estudo do discurso na perspectiva da Análise de Discurso. Analisar os dialogismos do discurso. Os efeitos de sentido no sujeito. Os silêncios do discurso do sujeito. As memórias e transparências do discurso. O dito e o não-dito.

 

 

LÍNGUA INGLESA III

Carga horária: 80 h/a                        

Ementa: Desenvolvimento sistemático da competência comunicativa em Língua Inglesa. Práticas de compreensão e produções orais e escritas em nível intermediário. Aquisição de códigos linguísticos, fonéticos e ortográficos em Língua Inglesa.

PRÁTICAS ORAIS EM LÍNGUA INGLESA I

Carga horária: 40 h/a                        

Ementa: Estudo sistemático de elementos indispensáveis às práticas de compreensão e produção oral da Língua Inglesa da utilização progressiva de estruturas e funções comunicativas simplificadas em um entrelaçamento com as competências comunicativas da escrita. O desenvolvimento dos sons, do ritmo e da entonação. Os aspectos linguísticos, fonético-fonológicos, prosódicos, pragmáticos e culturais da língua inglesa em contextos sociais diversificados.

LATIM

Carga horária: 60 h/a                        

 Ementa: Contexto histórico do Latim. Alfabeto e ortofonia latina. As declinações latinas dos substantivos, adjetivos, numerais e pronomes. Verbo sum e seus compostos. Flexão verbal: as conjunções regulares ativas e passivas. Os conectivos: preposições e conjunções. Interjeições e advérbios.  A voz passiva. Sintaxe da oração em voz ativa. Sintaxe do acusativo e do ablativo. Tradução: Latim/Português e versão: Português/Latim.

MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Carga horária: 60 h/a                        

Ementa: Aspectos morfológicos da frase em Língua Portuguesa. Elementos constitutivos. Relações e processos de construção morfológica: classificação, estrutura e formação dos vocábulos; flexão, derivação; classe e funções das palavras; a descrição gramatical dos morfemas. Léxico. Abordagem estrutural, gerativista, sintático-discursivo. A relação morfossintática na construção dos enunciados.

LITERATURA BRASILEIRA II

Carga horária: 60 h/a                        

Ementa: Estudo das manifestações literárias documentais e dos principais autores e obras do período nacional, com ênfase no reconhecimento das questões históricas e das práticas poéticas do Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo.

TEMAS EMERGENTES

Carga horária: 60 h/a 

Ementa: Bases conceituais e históricas dos Direitos Humanos. PNEDH (Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos). Ética e direitos humanos. O respeito à diferença. Bioética. Povos originários, o sagrado e a natureza. Educação Ambiental crítica e suas vertentes contemporâneas. Movimentos ecológicos e cidadania ambiental.

LÍNGUA INGLESA IV

Carga horária: 80 h/a 

Ementa: Aprofundamento da estrutura da Língua Inglesa e aperfeiçoamento da compreensão e produções orais e escritas em nível intermediário. Aquisição de códigos linguísticos, fonéticos e ortográficos em Língua Inglesa.

PRÁTICAS ORAIS EM LÍNGUA INGLESA II

Carga horária: 40 h/a 

Ementa: Estudo sistemático, exploração e aplicação efetivas de elementos indispensáveis às práticas de compreensão e produção oral da Língua Francesa através da utilização progressiva de estruturas e funções comunicativas a nível intermediário em um entrelaçamento com as competências comunicativas da escrita. O desenvolvimento dos sons, do ritmo e da entonação. Os aspectos linguísticos, fonético-fonológicos, pragmáticos e culturais da língua francesa em contextos sociais diversificados.

METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Carga horária: 80 h/a 

Ementa: A relação língua-ensino. Pressupostos básicos para a formulação de programas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental (séries finais) e no Ensino Médio a partir dos PCN. Visão crítica interacionista dos programas de ensino de Língua Portuguesa vigentes. Implicações do uso de gramáticas pedagógicas na perspectiva de um ensino teórico-prático acerca de: produção, leitura, compreensão e interpretação de textos. Propostas de sistematização do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental (séries finais) e no Ensino Médio.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: Docência em Língua Portuguesa/Ensino Fundamental II

Carga horária: 100 h/a 

Ementa: Práticas de estágio de intervenção na realidade escolar: ensino fundamental. Reflexões teórico-práticas sobre a atividade docente e os processos de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa, contemplando dos planos de ensino à avaliação da aprendizagem.

SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

Carga horária: 60 h/a 

Ementa: Concepções de Sintaxe: tradicional, estruturalista e gerativa. Sintaxe: objeto de estudo; léxico; gramática. Estudo do período simples: termos essenciais da oração (sujeito e predicado); termos integrantes da oração (objeto direto, objeto indireto, agente da passiva, complemento nominal), termos acessórios da oração (aposto, adjunto adverbial, adjunto adnominal). Vocativo. Estudo período composto: orações coordenadas: assindéticas e sindéticas, orações intercaladas, orações subordinadas: substantivas, adjetivas, adverbiais. Orações reduzidas. Regras de concordância verbal e nominal. Regras de regência verbal e nominal. Crase. Colocação pronominal: próclise, mesóclise e ênclise. Regras de pontuação.

LITERATURA BRASILEIRA III

Carga horária: 60 h/a 

Ementa: Estudo das manifestações literárias e dos principais autores correspondentes ao período Pré-Modernista e Modernista. Estudo contextual dos períodos literários e sua relação aos nossos dias. A disciplina tem como bússola o estudo de textos da literatura modernista e sua relação contextual e intertextual.

LÍNGUA INGLESA V

Carga horária: 80 h/a 

Ementa: Aprofundamento da estrutura da Língua Inglesa e aperfeiçoamento da compreensão e produções orais e escritas em nível avançado.

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS

Carga horária: 100 h/a 

Ementa: A História da Educação dos Surdos no cenário Internacional, Nacional e local. A Legislação e o processo de inclusão educacional dos surdos. A gramática da língua brasileira de sinais. Obilinguismo. Noções Básicas da Língua Brasileira de Sinais.

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR AFRO-BRASILEIRA

Carga horária: 40 h/a 

Ementa: A Cultura Afro-Brasileira. A Legislação. A Escola e a Educação Afro-Brasileira. Currículo e Projeto Político Pedagógico. Etnopedagogia. A Educação Ambiental nas Comunidades Quilombolas.

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA

Carga horária: 40 h/a 

Ementa: Etnocentrismo e as diferentes concepções sobre os índios. Povos indígenas do Amapá. Educação indígena e educação escolar indígena. Políticas públicas e educação escolar indígena no Brasil. A relação dos povos indígenas com o meio ambiente. A educação ambiental nas comunidades indígenas.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: docência em Literaturas de Língua Portuguesa e Literatura/Ensino Médio

Carga horária: 150 h/a 

Ementa: Contextualização da importância do estágio com base no que tange a lei de estágio definida pelo MEC e ao que se propõe a Instituição em relação à Formação dos docentes de Letras que deverão atuar com Literatura; Explicitação acerca da dinâmica da docência, preenchimento dos documentos e postura docente com base no que preceitua o currículo nacional.

ESTILÍSTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Carga horária: 60 h/a 

Ementa: Estilística e estilo; o vocabulário português: palavras como instrumentos etimológicos gramaticais e construtivos do processo metafórico; o percurso histórico do vocabulário português; estrangeirismo. Galicismo, neologismo, arcaísmo; as relações entre a língua falada e a língua escrita; a escolha estilística; construções nominais e verbais; estilística do som; estilística de frase; análise crítica e estética de textos literários e não literários.

MORFOSSINTAXE DO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Carga horária: 80 h/a 

Ementa: Aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos da frase em inglês como língua estrangeira. Elementos constitutivos. Relações e processos de construção morfológica. Descrição gramatical dos morfemas. Sintaxe. Abordagem estrutural, gerativista, sintático-discursiva. A relação morfossintática na construção dos enunciados.

LÍNGUA INGLESA VI

Carga horária: 80 h/a 

Ementa: Estudo de estruturas linguísticas em nível avançado; técnicas de leitura e apreensão de ideias; redação e estratégias utilizadas nas habilidades de recepção e produção oral e escrita; aprofundamento da investigação de diferentes gêneros textuais.

PRÁTICAS ORAIS EM LÍNGUA INGLESA III

Carga horária: 40 h/a 

Ementa: Desenvolvimento sistemático da competência comunicativa em Língua Inglesa. Práticas de compreensão e expressões orais em nível intermediário e avançado. Treinamento fonético e prática da língua inglesa coloquial.

METODOLOGIA DO ENSINO DO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Carga horária: 80 h/a 

Ementa: A relação língua-ensino. Pressupostos básicos para a formulação de programas de Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Médio. Atuais abordagens de ensino e princípios norteadores dos procedimentos metodológicos para o ensino e aprendizagem das habilidades linguísticas e dos sistemas da Língua Inglesa. Observação, análise e relato das práticas pedagógicas utilizadas no ensino da Língua Inglesa como língua estrangeira. Metodologia de trabalho e avaliação.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-TCC

Carga horária: 150 h/a 

Ementa: Trabalho de Conclusão de Curso de caráter científico e educativo, sustentado em processo de investigação sobre determinada realidade, questão ou problemática detectada pelo acadêmico no decorrer de seu processo formativo, nos diferentes momentos da Prática Pedagógica e do Estágio Supervisionado. Comunicação oral, presencial e em público dos resultados da pesquisa.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: docência em inglês como língua estrangeira

Carga horária: 100 h/a 

Ementa: Docência compartilhada entre o acadêmico-estagiário e um professor no ambiente escolar de Ensino Fundamental e médio. Transposição didática do conhecimento da Língua para a situação real do processo educativo, através de projetos de ensino e em consonância com a realidade de cada escola, tendo como núcleos integradores os conteúdos e as metodologias específicas das disciplinas.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Carga horária: 200 h/a 

Ementa: Participação em eventos científicos, projetos de pesquisa e extensão, monitoria, estudos independentes e ações de caráter técnico-pedagógico-cultural voltados para a atualização, revitalização e compartilhamento do saber científico-profissional conhecido e/ou construído durante o percurso acadêmico.

Seja um profissional de
Letras Português-Inglês