Graduação - Licenciatura


Pedagogia

Sobre o Curso

O licenciado em Pedagogia, com dupla habilitação, trabalha como professor na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nos Cursos Profissionalizantes circunscritos à área da Educação, e também na Gestão e na Coordenação Pedagógica, em Escolas ou Universidades, e ainda na estrutura administrativa dos diferentes Sistemas de Ensino.

Duração

8 semestres (quatro anos)

Objetivos do curso

Formar pedagogos com autonomia intelectual para produzir e difundir conhecimentos correlatos a educação formal e não formal, em espaços escolar e não escolar para o exercício consciente de uma prática educativa comprometida com a ética e a transformação social, melhoria das condições sociais e educacionais no âmbito interno e externo das organizações.

Demanda de mercado / Remuneração média do Profissional

O Licenciado em Pedagogia, com dupla habilitação, trabalha como professor na Educação Infantil, Anos Inicias do Ensino Fundamental e nos Cursos Profissionalizantes circunscritos à área da Educação, e também na Gestão e na Coordenação Pedagógica, em Escolas ou Universidades, e ainda na estrutura administrativa dos diferentes Sistemas de Ensino.

Disciplinas ofertadas / Ementas

Ementa

Estudo dos tipos de conhecimentos e sua relação na formação da identidade docente. O conhecimento científico na formação do professor e seus desdobramentos na escola. Ideias pedagógicas no pensamento educacional ocidental. Conceito de educação. Diversidade humana, cultura e sociedade. Diversidade cultural e educação. Prática docente.

CENÁRIOS DA PEDAGOGIA NO BRASIL

Ementa

A Pedagogia como ciência da educação. O Curso de Pedagogia no cenário educacional brasileiro. Objeto e finalidade da Pedagogia As áreas de atuação do profissional pedagogo. A Pedagogia na contemporaneidade e a construção dos saberes pedagógicos.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Ementa

Estudo da História da Educação e suas relações com diferentes sociedades e culturas nos diversos períodos da História. A educação nas sociedades primitivas. Educação na antiguidade e na construção do humanismo clássico. Educação nos tempos modernos e sua articulação histórico-social com o renascimento. Humanismo, Reforma e Contrarreforma, Realismo Pedagógico. Naturalismo Pedagógico. Educação Contemporânea – a Educação Nacional. Educação para a Democracia. Brasil: educação e pedagogia, do período colonial ao contemporâneo.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADA À APRENDIZAGEM

Ementa

O papel das tecnologias na sociedade. Tecnologia educacional: A Mídia e a Educação- implicações e repercussões na sociedade e na escola. Estudos sobre o uso destes recursos na educação, concepções, teorias, tendências e metodologias. As TIC como fonte de dados para a pesquisa, como recurso didático e como meio de construção do conhecimento. Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

LINGUAGEM, ESCRITA E ESTRUTURA TEXTUAL

Ementa

Competências necessárias à leitura e produção de textos na educação superior. Diferença entre texto literário e texto acadêmico (identificação e análise de narrativas). Qualidades e defeitos de estruturas textuais orais e escritas. Gêneros acadêmicos. Padronização da escrita científica. A ABNT e normas técnicas. Pesquisa científica na prática: Resumo Expandido.

PRÁTICA PEDAGÓGICA I – CARTOGRAFIA DO SISTEMA DE ENSINO: ESTRUTURA,       ATORES E COMPETÊNCIAS

Ementa

Caracterização, problematização e análise da prática pedagógica. Resgate de memórias escolares. Cerimônias e organização de trabalho escolar. Natureza, sentido e Legislação atual da prática pedagógica. Reflexão sobre a situação do ensino nos diferentes processos educativos desenvolvidos por sistemas de ensino.

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Ementa

Pressupostos teóricos da alfabetização no contexto do letramento. Perspectiva histórica dos métodos de alfabetização: sintéticos aos globais. Psicogênese da língua escrita. Ensino e aprendizagem da língua escrita-Projetos de leitura e escrita. Competência do professor no processo de alfabetização letramento. Ambiente alfabetizador.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ementa

Saberes e práticas na Educação Infantil. A gestão e a organização curricular na educação infantil e a formação do educador infantil. A organização dos espaços educativos e o planejamento e a avaliação na educação infantil.

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO

Ementa

Contextualização histórica e conceitual de jogos, brinquedos e brincadeiras. Infância e o direito de brincar.

Ludicidade no contexto escolar. Psicomotricidade. Brinquedoteca.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

Ementa

Conceitos e paradigmas históricos da Educação Especial e das propostas de Educação Inclusiva: Políticas Públicas de Educação no cenário internacional e nacional. A educação especial, o ensino regular e o atendimento educacional especializado a partir da política nacional de educação inclusiva e os projetos políticos pedagógicos. Sujeitos com história de deficiência na educação básica: questões de currículo e gestão escolar. Processos educativos na escola de educação inclusiva: experiências em âmbito escolar e não escolar. Fundamentos e recursos pedagógicos para inclusão: acessibilidade, tecnologia assistiva, desenho universal.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Ementa

A natureza da Psicologia da Educação como ciência. As fases evolutivas do processo bio-psico- social da fase pré-natal a terceira idade. Princípios psicológicos que explicam e fundamentam os processos de desenvolvimento e ensino-aprendizagem no contexto educacional. Variáveis que interferem no processo de aprendizagem. Relação aprender e não aprender. Dificuldades de aprendizagem.

DIDÁTICA

Ementa

O processo de ensino como objeto de estudo da Didática. Condicionantes históricos. O papel do educador. Educação e sociedade. Planejamento educacional. Elementos do Planejamento: objetivos, conteúdos, metodologias, recursos didáticos, avaliação. Tipos de Planos.

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Ementa

Contextualização histórica da Avaliação Educacional. Finalidades e Funções pedagógicas da avaliação. Pressupostos ideológicos e epistemológicos com seus diversos enfoques: formativa, dialética-libertadora, mediadora, dialógica e emancipatória. Recursos para uma prática crítica e construtiva da avaliação da aprendizagem na escola. Técnicas e processos de elaboração, correção e interpretação dos resultados de diferentes instrumentos avaliativos. Avaliação de sistemas.

PRÁTICA PEDAGÓGICA II – SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ementa

Saberes e práticas na Educação Infantil. A gestão e a organização curricular na educação infantil e a formação do educador infantil. A organização dos espaços educativos e o planejamento e a avaliação na educação infantil.

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa

Língua Portuguesa: novas perspectivas e os atuais desafios. Parâmetros curriculares Nacionais da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do ensino fundamental: uma reflexão crítica. Análise dos livros didáticos de Língua Portuguesa e repensando o objeto de ensino da aula de Português. Metodologias e projetos de intervenção pedagógica no estudo da língua: leitura, escrita e gramática em questão. 

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Ementa

Concepção de Ciência. O Ensino de Ciências numa perspectiva sócio-histórica. Sequência de Ensino Investigativa. BNCC e Propostas Curriculares. Educação Ambiental. Formação de professores de Ciências.

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE ARTES

Ementa

Introduções à Arte. Trajetória do ensino de Artes na educação brasileira. Percepções da Arte- Educação na Educação Infantil. Métodos do Ensino de Arte nos anos iniciais e fundamental I (Música, Teatro, Dança e Artes Visuais). Formação de professores em Artes.

LITERATURA INFANTO-JUVENIL E DA AMAZÔNIA

Ementa

Panorama histórico-estético e a categorização da literatura Infanto-juvenil. Aspectos da literatura infanto-juvenil: categorias narrativas infantis tradicionais e contemporâneas. A formação leitora do professor e das práticas metodológicas de leitura em sala de aula. Representantes da literatura infanto-juvenil universal, brasileira e da Amazônia. A produção literária para crianças e adolescentes na Amazônia.

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Ementa

A importância do planejamento. O Planejamento Educacional no Brasil. O processo de planejamento escolar. O planejamento participativo e interdisciplinar. Tipos de planos. Elaboração e análise de planos educacionais. O Projeto Político e Pedagógico.

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Ementa

Configurações das políticas públicas da educação brasileira: da organização ao funcionamento da educação escolar. A educação e as principais legislações que compõem o ensino no Brasil.

PRÁTICA PEDAGÓGICA III – SABERES E PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL + EJA

Ementa

A contextualização prática da gestão e da organização curricular no ensino fundamental. A formação do educador do Ensino Fundamental. Os fatores que interferem na aprendizagem. O processo de aquisição da leitura e da escrita. O planejamento e avaliação.

 

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA

Ementa

Bases epistemológicas da construção do conhecimento lógico matemático. Desenvolvimento infantil dos conceitos matemáticos: aspectos psicogenéticos. A aprendizagem matemática na educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Estratégias para auxiliar o desenvolvimento do pensamento lógico matemático. Estudo do Referencial Curricular para Educação Infantil e Parâmetros curriculares nacionais de Matemática. Conteúdos da educação infantil e sugestões de atividades. Metodologias aplicadas aos eixos temáticos da matemática. Avaliação em Matemática.

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Ementa

Construção do conceito de geografia. Geografia tradicional, quantitativa e humana. O espaço geográfico. A construção do espaço geográfico. O tempo e o espaço geográfico. Localização e orientação. Representações cartográficas. Princípios da Geografia física. O trabalho e a organização do espaço geográfico.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Ementa

Estrutura formal do Relatório de Conclusão de Curso; elementos básicos de um trabalho acadêmico: pré-textuais e pós-textuais. Pré-requisitos do trabalho científico. Normas e referências bibliográficas da ABNT.

ESTÁGIO         SUPERVISIONADO        EM       GESTÃO          EDUCACIONAL  E            COORDENA ÇÃO PEDAGÓGICA

Ementa

Estágio. Coordenação Pedagógica. Equipe gestora. As abordagens do Projeto Político- Pedagógico. Gestão democrática. Trabalho Coletivo.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA

Ementa

O ensino de História em classes de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: conceitos, conteúdos e metodologias. Práticas interdisciplinares no ensino de História. A disciplina História nos descritores curriculares emanados da BNCC para EI e AIEF. O papel do/a professor/a na condução de um ensino de História contra hegemônico.

EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E CULTURA

Ementa

Concepções curriculares e suas relações na diversidade cultural. Níveis de currículo e suas concepções na construção e no desenvolvimento curricular. O currículo no âmbito escolar e suas ligações com as políticas públicas educacionais.

PRÁTICA PEDAGÓGICA IV: SABERES E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO + EJA 

Ementa

A contextualização prática da gestão e da organização curricular no Ensino Médio e todas suas modalidades. A formação do educador para o exercício. Processo de gestão e aprendizagem. Reconhecimento do Ambiente em suas modalidades. O planejamento e avaliação.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA I: EDUCAÇÃO INSFANTIL

Ementa

Estudo dos conteúdos propostos no programa da disciplina: Fundamentos teóricos e Diretrizes gerais do estágio. Construção do projeto de estágio. Conhecimento da realidade escolar através de observação e participação nas atividades de sala de aula da escola campo de pesquisa. Planejamento para a regência. Sistematização do fazer pedagógico.

TEMAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Ementa

Bases conceituais e históricas dos Direitos Humanos. PNEDH (Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos). Ética e direitos humanos. O respeito à diferença. Bioética. Povos originários, o sagrado e a natureza. Educação Ambiental crítica e suas vertentes contemporâneas. Movimentos ecológicos e cidadania ambiental.

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO RELIGIOSO

Ementa

O Fenômeno Religioso. O significado das verdades e de Fé das tradições Religiosas. Pluralismo religioso e Diversidade Cultural.

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Ementa

Evolução histórica e política da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Conquistas e entraves na promoção do jovem e do adulto no contexto educacional. As diferentes características da modalidade pelo perfil do aluno. Conceito, fundamento e funções. Tendências e perspectivas. A formação e o compromisso do educador da EJA. As práticas educativas e a formação continuada para a EJA. A legalização, como modalidade, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB n 9394/96. Os atuais programas de governo para atendimento à EJA. As políticas educativas que constroem o cotidiano no âmbito escolar.

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE SISTEMAS E UNIDADES DE ENSINO

Ementa

Tendências atuais da gestão escolar no Brasil. A organização e a gestão da escola. Os princípios da gestão democrática. A gestão escolar e a gestão de pessoas, conceitos e estilos. A liderança e a tomada de decisão. Formação e renovação de equipes. A gestão da qualidade em educação.

FUNDAMENTOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Ementa

Estudo crítico da origem, evolução e fundamentação legal da orientação Educacional no Brasil. O planejamento em Orientação Educacional e sua correlação com o projeto político pedagógico da instituição de ensino: planos, projetos e programas.

FUNDAMENTOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM SUPERVISÃO EDUCACIONAL

Ementa

Estudo dos Fundamentos Teórico-metodológicos da Supervisão Educacional. Princípios, métodos, técnicas e avaliação da supervisão e sua articulação com o processo de construção e transformação do conhecimento no cotidiano escolar. A natureza da supervisão, numa ação coletiva e integradora. A supervisão e a sua interface com o cotidiano escolar.

ESTÁGIO         SUPERVISIONADO        EM       DOCÊNCIA        II:   ANOS   INICIAIS      DO       ENSINO FUNDAMENTAL

Ementa

O estágio e a formação docente: Espaço de reflexão teórica e prática. O cotidiano escolar: observar, participar e conhecer situações sociais de ensino aprendizagem. O planejamento da ação docente. A construção de saberes: avaliação e análise pertinente.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Ementa

Demarcação histórica, política e social da educação profissional no contexto brasileiro. Compreensão dos fundamentos da educação profissional e tecnológica na perspectiva de sua integração com a educação básica, concomitante ou subsequente. Organização, planejamento, desenvolvimento e avaliação. A atuação do Pedagogo no âmbito da educação profissional.

FUNDAMENTOS DE PSICOPEDAGOGIA

Ementa

Fundamentos da Psicopedagogia: definição, objeto de estudo e objetivos. Os pressupostos teóricos da psicopedagogia. Campos de atuação da Psicopedagogia: o enfoque clínico e o enfoque preventivo. Fracasso escolar e as dificuldades de aprendizagem. O processo de avaliação e intervenção psicopedagógico.

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE LIBRAS

Ementa

A História da Educação dos Surdos no cenário internacional, nacional e local. A Legislação e o processo de Inclusão educacional dos surdos. Aspectos metodológicos acerca da educação de surdos, inserção do surdo na escola regular, bilinguismo como projeto educacional para surdos. Prática em Libras.

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Ementa

Etnocentrismo e as diferentes concepções sobre os índios. Povos indígenas do Amapá. Educação indígena e educação escolar indígena. Políticas públicas e educação escolar indígena no Brasil. A relação dos povos indígenas com o meio ambiente. A educação ambiental nas comunidades indígenas.

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR AFRO- BRASILEIRA

Ementa

A Cultura Afro-Brasileira. A Legislação. A Escola e a Educação Afro-Brasileira. Currículo e Projeto Político Pedagógico. Etnopedagogia. A Educação Ambiental nas Comunidades Quilombolas.

PEDAGOGIA EM CONTEXTO NÃO ESCOLARES

Ementa

Pedagogia e os contextos não escolares. O papel do pedagogo em contextos não escolares. Pedagogia hospitalar. Pedagogia empresarial e pedagogia social. Terceiro Setor.

Seja um profissional de
Pedagogia