Sister Rosetta Tharpe, "A Mãe do Rock"

Sister Rosetta Tharpe era cantora gospel americana, mas as influências do jazz e do blues fizeram com que criasse um estilo próprio e único! Em 1938 ela começava o Rock’n’Roll graças a uma mistura única de letras gospel e violão elétrico com o ritmo ainda incipiente na época.
Com seu jeito autêntico, Sister alcançou grande popularidade e acabou inspirando nomes como Elvis, B.B King, Bob Dylan, Chuck Berry, Etta Jones, Johnny Cash, Little Richards e outros monstros do rock. Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin, inclusive gravou uma música em sua homenagem: “Sister Rosetta Goes Before Us” (Sister Rosetta vem antes de nós).
Sua música “Strange Things Happening Every Day”, gravada em 1944, foi a primeira canção gospel a figurar no top 10 da Billboard. Apesar disso, ela nunca teve seu nome gravado no hall da fama e passou a ser conhecida do grande público recentemente através de uma campanha publicitária.
Neste dia das mães, lembramos de uma mulher autêntica, que inspirou gerações. Viva o Rock!
Fonte: Redação 89 fm

Imagens da Internet

Imagens da Internet

O Rock 'n' Roll...

“A história do rock começou com uma mescla de elementos do pop e do rockabilly, com pitadas de country e rhythm & blues. Os norte-americanos Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Bill Haley e Chuck Berry, conhecido como o “pai do rock”, foram alguns dos precursores.

Porém, o estilo musical tornou-se mais popular por meio das apresentações de Elvis Presley, considerado por muitos o “rei do rock”. O cantor prezava não só pela imagem como pelos passos de dança, vistos como inovadores à época.

Na década de 1950, o cinema ajudou a propagar o rock, inclusive com Elvis, e em filmes como O selvagem e Juventude transviada, que mostravam personagens rebeldes usando jeans, jaquetas de couro, botas e outros adereços que se tornaram elementos característicos desse estilo.

Foi na década de 1950 que nasceu a guitarra elétrica, instrumento que se tornou um dos símbolos do rock. Os guitarristas costumavam tocar riffs (progressão de acordes) nos shows, momento durante o qual são aclamados pelo público até hoje.”

Veja mais em: https://brasilescola.uol.com.br/artes/rock.htm

Processo Seletivo 2022.2 Licenciatura em Música

O caminho para o seu sucesso começa agora! Escolha o curso que mais combina com você e brilhe na sua carreira!

Licenciatura em Música

13 de julho dia do Rock...

Somos o único país do mundo a comemorar o Dia Mundial do Rock, nesta quarta-feira, 13 de julho. A data marca a apresentação do Live Aid, em 1985, um mega evento mundial, realizado no Wembley Stadium, em Londres; e no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia (EUA), que teve o objetivo de chamar a atenção para o problema da fome na Etiópia.

Naquele 13 de julho, subiram ao palco grandes artistas, como B. B. KingMadonnaPaul McCartneyU2 e a banda Queen, em sua famigerada apresentação retratada na cinebiografia do grupo “Bohemian Rapsody”. Para imortalizar esse acontecimento que contou com dois bilhões de espectadores simultaneamente em mais de 100 países, Phil Collins, em uma de suas aparições, brincou que o dia 13 de julho deveria ser considerado do Dia Mundial do Rock. O fato é que desde os anos 1990 as rádios brasileiras levaram essa sugestão a sério e passaram a comemorar a data anualmente.

Imagens da Internet

Dia do Rock... mundial?

Por mais que o Live Aid tenha sido um marco importante na história do rock mundial, outros países celebram o rock em outras datas. Nos Estados Unidos, por exemplo, há tributos ao gênero no dia 9 de julho, em referência à estreia do programa de televisão American Bandstand, do apresentador e produtor Dick Clark, que ajudou a popularizar o rock no país.

Por lá também, outra opção é o dia 5 de julho, data que, em 1954, Elvis Presley gravou sua famosa versão de That’s All Right. Há ainda o 9 de fevereiro, quando ocorreu a primeira apresentação dos Beatles no programa de Ed Sullivan, em 1964. Considera-se, nessa ocasião, o início da chamada “Beatlemania” e a consolidação do rock no país.

Imagens da Internet

Licenciatura em Música

Processo Seletivo 2022.2 Licenciatura em Música

O caminho para o seu sucesso começa agora! Escolha o curso que mais combina com você e brilhe na sua carreira!