A Pedagogia histórico-crítica: interface entre o saber clássico e o centro de interesses dos estudantes – um relato de experiência
Palavras-chave:
Programa de Formação de Professores Indígenas para o Magistério, Projeto Tucum, Matemática, Pedagogia histórico-criticaResumo
Este trabalho tem por objetivo descrever a experiência vivenciada em sala de aula, por ocasião da disciplina de Matemática, ministrada junto ao Programa de Formação de Professores Indígenas para o Magistério – Projeto Tucum, desenvolvido no Estado de Mato Grosso, de modo a se discutir a possibilidade da interface entre o ensino de um saber clássico, conforme definido pela teoria da Pedagogia histórico-critica (PHC) com o centro de interesses dos estudantes. Sua construção assenta-se em revisão bibliográfica das referências trabalhadas na disciplina “Pedagogia histórico-crítica: ciência, currículo e didática”, ofertada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em colaboração com outras instituições de ensino superior, no primeiro semestre de 2021; e análise documental, trabalhando com arquivo do Projeto Tucum.
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