A Pedagogia histórico-crítica: interface entre o saber clássico e o centro de interesses dos estudantes – um relato de experiência

Authors

  • Geraldo Grossi Junior Conselho Estadual de Educação do Mato Grosso - CEE/MT

Keywords:

Programa de Formação de Professores Indígenas para o Magistério, Projeto Tucum, Matemática, Pedagogia histórico-critica

Abstract

Este trabalho tem por objetivo descrever a experiência vivenciada em sala de aula, por ocasião da disciplina de Matemática, ministrada junto ao Programa de Formação de Professores Indígenas para o Magistério – Projeto Tucum, desenvolvido no Estado de Mato Grosso, de modo a se discutir a possibilidade da interface entre o ensino de um saber clássico, conforme definido pela teoria da Pedagogia histórico-critica (PHC) com o centro de interesses dos estudantes. Sua construção assenta-se em revisão bibliográfica das referências trabalhadas na disciplina “Pedagogia histórico-crítica: ciência, currículo e didática”, ofertada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em colaboração com outras instituições de ensino superior, no primeiro semestre de 2021; e análise documental, trabalhando com arquivo do Projeto Tucum.

Author Biography

Geraldo Grossi Junior, Conselho Estadual de Educação do Mato Grosso - CEE/MT

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

References

BRASIL. Portaria Interministerial nº 559, de 16 de abril de 1991. Disponível em: https://cimi.org.br/2004/06/21816/. Acesso em: 25 de out. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n. 3, de 10 de novembro de 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0399.pdf. Acesso em: 25 de out. 2021.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 25 de out. 2021.

COSTA, R. A. M; BRASILEIRO, T. S. A. Çairé: cultura Amazônia reinventada pelo mercado para a mídia. In: BURGEILE, O; BUENO, J. L. P; PACÍFICO, J. M. (Orgs.). Olhares da mídia na Amazônia: movimentos e manifestações. Porto Velho: EDUFRO, 2016. p. 62-73.

DUARTE, N. Vygotsky e o “aprender a aprender”: críticas às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vygotskyana. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2000.

FERREIRA, M. K. L. Da origem dos homens à conquista da escrita: um estudo sobre povos indígenas e educação escolar no Brasil. 1992. p. 234. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

FERREIRA, C. G.; DUARTE, N. O clássico e os valores universais: uma discussão a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica. Acta Scientiarum. Education, v. 43, n. 1, p. 48-52, abr. 2021.

GIARDINETTO, J. R. B. Matemática escolar e Matemática da vida cotidiana. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 1999.

PROJETO TUCUM. Programa de Formação de Professores Indígenas para o Magistério. Secretaria de Estado de Educação, Coordenadoria de Assuntos Indígenas, Cuiabá (MT), 1995.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica. São Paulo: Editora Autores Associados, 2003.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-critica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados. 2011.

SAVIANI, D. Marxismo, educação e pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2012. p. 59-85

SAVIANI, D. Sistema nacional de educação e participação popular: desafios para as políticas educacionais. In: SAVIANI, D. Abertura para a história da educação; do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2013. p. 241-266.

Published

2022-12-27

Issue

Section

ST: Dossiê - Línguas de Sinais: acessibilidade, emergência e práticas pedagógicas inclusivas