Em busca de Flicts: uma viagem colorida na Educação Infantil

Autores/as

Resumen

O presente artigo foi baseado na disciplina de Estágio I do curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no ano de 2017. A ementa despertou a vontade de explorar o Drama - método de ensino do teatro introduzido no Brasil por Beatriz Cabral (2006) - e experimentá-lo com crianças de uma escola de Educação Infantil da rede municipal na cidade de Santa Maria - RS. Visto que na creche elas não tinham contato com o teatro, introduziu-se esse mundo artístico, a partir das possibilidades lúdicas e criativas que o Drama propõe. Ao final do processo, as crianças estabeleceram um contato com o ensino do teatro e conseguiram desenvolver corporalmente e criativamente a história Flicts (1969), de Ziraldo que foi proposto como pré-texto. Com a proposta as crianças desfrutaram da brincadeira de faz-de-conta, por meio de jogos, dos materiais postos à sua disposição, de suas percepções visuais, construindo, assim, uma coletividade e empatia, em busca do personagem Flicts.

Biografía del autor/a

Maria Jade Pohl Sanches, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Franciscana -UFN

Fernando Russo Costa do Bomfim, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO

Doutor em Ciência Cirúrgica pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Citas

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Publicado

2023-06-30

Número

Sección

Temática Livre