Pontes bilíngues: surdez e Língua Portuguesa na literatura
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, LIBRAS, Língua Portuguesa, LiteraturaResumo
Este artigo aborda o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em Educação Especial, desenvolvido em parceria com o Serviço de Atendimento Fonoaudiológico - SAF, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. O projeto tem como objetivo aprimorar a aprendizagem de estudantes surdos por meio de práticas de ensino bilíngue de Língua Portuguesa, com foco na interconexão entre LIBRAS e literatura. Durante os cinco meses de execução na Clínica de Fonoaudiologia da UFSM, destaca-se a inclusão da literatura como instrumento fundamental. Esta abordagem visa ampliar as estratégias de ensino do Português como segunda língua, proporcionando momentos de ensino-aprendizagem mais eficazes.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Sobre educação e juventude: conversas com Riccardo Mazzeo. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
CAETANO, J.; LACERDA, C. LIBRAS no currículo de cursos de licenciatura: Estudando o caso das Ciências Biológicas. São Carlos: EdUFCSCar, 2013. Cap.13, p. 219-236.
CAMATTI, L.; LUNARDI-LAZZARIN, M. A constituição do sujeito pedagógico surdo: investimento comunitário na escola. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 386–398, 2012.
CARVALHO, O; FAULSTICH, E; SALLES, H.; RAMOS, A. Ensino de Língua Portuguesa para surdos, caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC, SEESP, 2004.
FREIRE, P. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. 10. ed. São Paulo: Editora Olho D’Água, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2015.
KARNOPP, L. Literatura surda. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 98-109, 2006.
KARNOPP, L. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. Cadernos de Educação (UFPel), v. 19, p. 155-174, 2010.
KARNOPP, L.; POKORSKI, J. Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo. Educação e Filosofia, v. 29, n. 1, p. 355-373, 2015.
QUADROS, R. M.; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Educação Especial: Língua Portuguesa para Surdos. São Paulo: SME/ COPED, 2019.
SILVA, M. Contar histórias uma arte sem idade. 7. ed. São Paulo: Ática, 1997.
STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. 2. ed. revisada. Florianópolis: Editora UFSC, 2009.
ZIRALDO. Flicts. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1969.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica Sigma
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.