Representações dos personagens negros na literatura infantojuvenil

Autores

Palavras-chave:

Literatura Infantojuvenil, Educação, Relações Étnico-Raciais

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar as representações dos personagens negros na literatura infantojuvenil do acervo literário da Escola Municipal Domingues Nunes, localizada na zona rural da cidade de Nazaré/TO. Vale ressaltar que o interesse pela pesquisa surgiu após conhecer a Lei n. 10.639/03, durante a Graduação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT e cursar disciplinas que discutiam as relações étnico-raciais e as literaturas infantojuvenil. Para tanto, parto da metodologia qualitativa, com os métodos de pesquisa bibliográfica e de campo para análise de literaturas infantojuvenis, conversas e observações. Além disso, a pesquisa mostrou que a representação do personagem negro na literatura infantojuvenil trabalhada pelas professoras da Educação Infantil é representada por imagens positivas, delineando as especificidades culturais da cultura afro-brasileira, apesar de algumas representações equivocadas.

Biografia do Autor

Carina Alves Torres, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Mestra em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

Simone Silva Torres, Universidade Federal do Norte do Estado do Tocantins - UFNT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

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Publicado

26.12.2023

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Seção

ST: Dossiê - Leitura e escrita nos espaços escolar e universitário