Representações dos personagens negros na literatura infantojuvenil
Keywords:
Literatura Infantojuvenil, Educação, Relações Étnico-RaciaisAbstract
O presente trabalho tem por objetivo analisar as representações dos personagens negros na literatura infantojuvenil do acervo literário da Escola Municipal Domingues Nunes, localizada na zona rural da cidade de Nazaré/TO. Vale ressaltar que o interesse pela pesquisa surgiu após conhecer a Lei n. 10.639/03, durante a Graduação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT e cursar disciplinas que discutiam as relações étnico-raciais e as literaturas infantojuvenil. Para tanto, parto da metodologia qualitativa, com os métodos de pesquisa bibliográfica e de campo para análise de literaturas infantojuvenis, conversas e observações. Além disso, a pesquisa mostrou que a representação do personagem negro na literatura infantojuvenil trabalhada pelas professoras da Educação Infantil é representada por imagens positivas, delineando as especificidades culturais da cultura afro-brasileira, apesar de algumas representações equivocadas.
References
BRASIL. CNE. Parecer n. 03, de 10 de março de 2004. Dispõe sobre as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. Ministério da Educação. Brasília: MEC, jul. 2004.
BRASIL. PCN: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p.
BRASIL. CNE/CP n. 01/2004. Conselho Nacional de Educação, Brasília: MEC, 2004.
BRASIL. Lei n. 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Senado Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 20 de dez. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Senado Federal. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso: 20 de dez. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Senado Federal. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 20 de dez. 2021.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação?. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FRANTZ, M. H. Z. A literatura nas séries iniciais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
NEGREIROS, D. F. Educação das relações étnico-raciais: avaliação da formação de docentes. Santo André, SP: Editora UFABC, 2017. v. 1. 172p .
MEDEIROS, A. S.; RODRIGUES, E. C.; SILVA, M. E. E.; SILVA, H. C. J. As contribuições da literatura infantil no processo ensino- aprendizagem. In: VI FIPED, 2014, Santa Maria. Anais FIPED VI (2014), 2014.
SILVA, Giselle Toledo da; RISSO, Luciana. “Conta outra vez!”: literatura infantil na escola. 2012. 36 f. Monografia (Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais) - Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL, Londrina, 2012.
SILVA, Liliam Ramos da. Não me chame de mulata: uma reflexão sobre a tradução em literatura afrodescendente no brasil no par de línguas espanhol-português. Trabalhos em linguística aplicada, v. 57, p. 71-88, 2018.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. 23. ed. Sao Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Científica Sigma
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.