Mapa conceitual como instrumento didático no ensino da educação inclusiva: por uma aprendizagem significativa
Palavras-chave:
Sistema esquelético, Mapa conceitual, CiênciasResumo
Nos diferentes níveis do âmbito educacional, é proposta a realização de estudos que abordam a temática do corpo humano e o sistema esquelético, com o intuito de proporcionar e contribuir para com o desenvolvimento pessoal e intelectual em Ciências do estudante surdo e/ou portador de deficiência auditiva, em variados níveis, visando a obtenção, conhecimento e compreensão à respeito do quão impressionante é este sistema que encontra-se presente em seu corpo. O mapa conceitual possibilita a conceitualização das principais funções do sistema esquelético, bem como a classificação dos ossos encontrados no esqueleto, a utilização desse recurso para o ensino em Ciências tem como objetivo norteador a inclusão efetiva.
Referências
ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Transposição didática: por onde começar?. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BARBIN CHAGAS, Isabel Cristina. Anatomia e Fisiologia Humana. Londrina. Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2018.
CÂMARA, Micheline. Anatomia e Fisiologia Humana. Instituto de Formação de Cursos Técnicos Profissionalizantes. 2014. Disponível: https://faculdadefausp.com.br.pdf. Acesso em: 15 de janeiro de 2024.
CAMPELLO, Ana Regina e Souza. Pedagogia Visual: sinal na educação dos surdos. In: QUADROS, Ronice Müller de; PERLIN, Gladis (Orgs). Estudos Surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007, p. 100-131.
FILHO ELÁDIO, P. A.; PEREIRA, F. C. F. Anatomia Humana. Sobral, 2015, p. 23-48. Disponível em: https://dirin.s3.amazonaws.com/drive_materias/1648837376.pdf. Acesso em: 16 set. 2020.
FORNAZIERO. C. C; GIL, C. R. R. Novas tecnologias aplicadas ao ensino da anatomia humana. Revista Brasileira de Educação Médica. n. 2, p. 1-6, 2003.
MORENO, Sayonara. O Brasil tem mais de 10 Milhões De Pessoas Surdas. Agência Brasil - EBC, 2022. Disponível em: https://www.google.com/amp/p. Acesso em: 28 de set. 2022.
NASCIMENTO JÚNIOR, Braz José. Anatomia Humana Sistemática Básica. Petrolina/PE: UNIVASF, 2020.
POZO, Juan Ignacio. A aprendizagem e ensino da ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Trad. Naila Freitas. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
TERRA, Rodrigo R. Teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel), 2020. Disponível em: https://www.makerzine.com.br/educacao/teoria-da-aprendizagem-significativa-saudavel/. Acesso em 26 de set. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica Sigma
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.