O surdo unilateral na escola: observações, reflexões e perspectivas para práticas pedagógicas inclusivas

Auteurs

  • Ricardo Desidério Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Mots-clés :

Surdez Unilateral, Inclusão, Práticas Pedagógicas Inclusivas

Résumé

A surdez unilateral ainda é uma deficiência invisível e, de certa forma, no contexto escolar, crianças, adolescentes e adultos podem encontrar dificuldades em seu processo de aprendizagem. Porém, frente aos desafios da transformação histórico-cultural da qual a escola faz parte, este artigo, de caráter bibliográfico, tem como objetivo levar o leitor a refletir a invisibilidade do surdo unilateral não apenas na sua garantia de direitos, mas principalmente no seu fazer existir em diversos espaços, assim como na escola, numa perspectiva que pensa em práticas pedagógicas inclusivas para esse aluno. Contudo, pequenas ações cotidianas na prática docente podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência auditiva, entretanto, nota-se a necessidade de aprofundar as discussões sobre o surdo unilateral, compreendendo, assim, que o ambiente escolar constitui um espaço que necessita de ações pedagógicas efetivas como possibilidade de aproximação das reais necessidades de todo aquele que convive com a surdez unilateral.

Biographie de l'auteur

Ricardo Desidério, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Pedagogo e também Licenciado em Ciências e Matemática. Doutor e Pós-doutor em Educação Escolar na linha de pesquisa em Sexualidade, Cultura e Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/Araraquara. Também é Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), onde se dedicou aos estudos das performances e pedagogias sexuais masculinas no Twitter a partir dos estudos culturais na educação e cibercultura, desenvolvidos no âmbito do grupo de pesquisa Educação, redes sociotécnicas e culturas digitais de investigação (EDUTEC). Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual de Maringá-UEM/Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade - GPED/UNESPAR CNPq, atuando na linha Sexualidade e Educação Sexual. É prof. adjunto do Curso de Pedagogia e Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, Campus de Apucarana) e docente no Programa de Pós-graduação em Educação Sexual, nível de Mestrado da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara, SP. Atualmente é graduando em Letras-Libras pela Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sexualidade e Educação Sexual; Sexualidade, Educação e Redes sociais digitais; Ensino de Ciências e Formação de Professores. Também tem se dedicado aos Estudos da Educação de Surdos a partir de sua vivência enquanto Surdo Unilateral.

Références

ALBUQUERQUE, Ednea Rodrigues. Prática pedagógica inclusiva: problematizando as adaptações curriculares para estudantes com deficiência. Anais do Seminário Nacional de Educação Especial e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva / VI Seminário Nacional de Educação Especial/XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, v. 3 n. 3, 2020,. Disponível em https://periodicos.ufes.br/snee/article/view/34319. Acesso em: 11 out. 2022.

ALMEIDA, E. R. F. de; ROSA, M. R. D. da; FIGUEIREDO, L. C.; CASTRO, R. D. de; CRUZ, E. C. F. de R.; TRIGUEIRO, J. V. S.; LUCKWÜ-LUCENA, B. T. Triagem auditiva escolar no Brasil: uma análise espacial. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, [S. l.], v. 23, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/48464. Acesso em: 10 out. 2022.

BRASIL. Decreto n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n. 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 dez. 2004. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2004/decreto-5296-2-dezembro-2004-534980-norma-pe.html. Acesso em: 08 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS no. 2.073, de 28 de setembro de 2004. Institui a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva. Disponível em:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2004/prt2073_28_09_2004.html. Acesso em: 10 out. 2022.

CARVALHO, Edler Rosita. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.

COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação: volume 3: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

DEWEY, John. Experiência e educação. São Paulo: Editora Vozes, 2011.

GALLOWAY, James; ZHANG, Vicky; MARNANE, Vivienne; HOU, Sanna; STEWART, Greg; BARDY, Fabrice. The Impact of Unilateral Hearing Loss on Adult Life. The Hearing Review, 2019. Disponível em: https://hearingreview.com/inside-hearing/research/impact-unilateral-hearing-loss-adult-life. Acesso em: 10 out. 2022.

HUMMEL, Eromi Izabel; SILVA, Ricardo Desidério da. Educação Inclusiva: complexidades na formação docente. REVELLI, v. 9 n. 2, p. 240-254, jun. 2017.

MONDELLI, Maria Fernanda Capoani Garcia et al. Perda auditiva unilateral: benefício da localização auditiva após adaptação de aparelho de amplificação sonora individual. Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia [online]., v. 14, n. 3, p. 309-315, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1809-48722010000300007. Acesso em: 10 out. 2022.

NASCIMENTO, Grazielly Vilhana Silva do; SANTOS, Reinaldo do. Aspectos Teóricos e Conceituais da Educação de Surdos: conhecimentos para re/pensar a Prática. In: BEZERRA, Giovani Ferreira (Org.). Educação especial na perspectiva da inclusão escolar: concepções e práticas. Campo Grande: Ed. UFMS, 2016, p. 191-209.

STAINBACK, William; STAINBACK, Suzan. Um guia para educadores. Porto Alegre: Artes médicas Sul, 1999.

THE SYDNEY CHILDREN’S HOSPITALS NETWORK. Ears – Unilateral (single sided) hearing loss: The school child, 2017. Schn Health NSW. Disponível em: https://www.schn.health.nsw.gov.au/fact-sheets/ears-unilateral-single-sided-hearing-loss-the-school-child. Acesso em: 11 out. 2022.

VITALIANO, C. R. (Org.). Formação de professores para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Londrina: EDUEL, 2010.

WEICH, Tainara Milbradt; TOCHETTO, Tania Maria; DE FRANCESCHI, Cacineli Marion de; RITZEL, Rodrigo Agne. Ocorrência de perda auditiva unilateral em crianças submetidas à triagem auditiva neonatal. Saúde (Santa Maria), [S. l.], v. 38, n. 2, p. 17-24, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/4284. Acesso em: 10 out. 2022.

ZANATA, Eliana Marques. Práticas pedagógicas inclusivas para alunos surdos numa perspectiva colaborativa. 2004. Tese (Doutorado em Educação Especial) – UFSCar, Universidade Federal de São Carlos, 2004.

Téléchargements

Publiée

2022-12-27

Numéro

Rubrique

ST: Dossiê - Línguas de Sinais: acessibilidade, emergência e práticas pedagógicas inclusivas