Reflexões sobre o impacto das obras didáticas de Sociologia no exercício docente

Auteurs

Mots-clés :

Livro didático, Sociologia, Prática docente

Résumé

Este artigo explora aspectos significativos das obras de Sociologia adotadas em salas de aula e sua aplicabilidade na prática educativa. A metodologia adotada segue uma abordagem histórica, fundamentada em revisão bibliográfica, entrevistas e observação empírica e indutiva da temática. Destaca-se a importância da interação entre autores, educadores e estudantes, promovida por meio de canais virtuais. Além disso, reconhece-se a necessidade de uma representação mais equitativa de autores negros, povos originários e mulheres, refletindo a diversidade da sociedade brasileira e alinhando-se às perspectivas da educação decolonial. Diante do contexto de rápidas inovações tecnológicas, conclui-se que o uso de livros didáticos continua sendo fundamental para a educação brasileira, especialmente considerando que muitos docentes não possuem formação específica na área.

 

Bibliographies de l'auteur

Rodrigo de Souza Pain, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ. Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Walace Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

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Publiée

2024-06-30

Numéro

Rubrique

ST: Dossiê – O ensino das Ciências Sociais na sala de aula: desafios para pensar e compor materiais didáticos