Eficiência na leitura: medidas de precisão e velocidade entre alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe
Mots-clés :
Diagnóstico de compreensão leitora, Precisão de leitura, Velocidade de leitura, Teste clozeRésumé
A leitura é uma atividade complexa, que engloba micro e macro processos. Um leitor independente, proficiente, é aquele capaz de decodificar e compreender o que lê. Nesse sentido, a compreensão diz respeito ao reconhecimento das relações sintático-semânticas entre as sentenças que constituem o texto, e à execução de processos metafóricos a partir dos quais o leitor cria uma imagem do texto lido. Para ensinar todos esses processos, é necessário, primeiramente, ter consciência do nível de proficiência leitora dos alunos. Neste artigo, apresentamos os resultados de aplicação do teste cloze nas turmas do segundo ciclo do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. A partir deles, concluímos que as necessidades de aprendizado dos alunos da referida instituição dizem respeito à decodificação automatizada – uma necessidade de todas as séries - para que, desse modo, haja compreensão de texto.
Références
ABREU, K. N. M. de et al. O teste de Cloze como instrumento de medida da proficiência em leitura: fatores linguísticos e não linguísticos. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 1767-1799, 2017.
ANDRADE, S. R. de J.; FREITAG, R. M. K. Objetivos educacionais e avaliações em larga escala na trajetória da educação superior brasileira: Enem, Enade e a complexidade cognitiva na retenção do fluxo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, p. 177-204, 2021.
ANDRADE, S. R. de J. A avaliação educacional Saese no contexto da alfabetização. Revista Contemporânea de Educação, v. 18, n. 41, p. 210-225, 2023.
BORMUTH, R. J. Cloze test readability: Criterion reference scores. Journal of Educational Measurement, v. 5, p. 189-196, 1968.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BROWN, J. D. Relative merits of four methods for scoring Cloze tests. The Modern Language Journal, v. 64, n. 3, p. 311-317, 1980.
COLTHEART, M. Serial processing in reading aloud: evidence for dual route models of reading. Journal of Experimental Psychology: human perception and performance, Arlington, v. 20, n. 6, p. 1197-1211, 1994.
EISENHOWER D. D. Address at the Second Assembly of the World Council of Churches, archived 2015-04-02, at the Wayback Machine, Evanston, Illinois, USA, 1954.
FREITAG, R. M. K. et al. Teste Cloze e a competência em leitura de universitários: uma experiência no curso Química/Licenciatura da UFS/Itabaiana. InterSciencePlace, n. 30, p. 1-13, 2015.
FREITAG, R. M. K. O desenvolvimento da consciência sociolinguística e o sucesso no desempenho em leitura. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), v. 65, e130-27, 2021.
FREITAG, R. M. K. et al. Diagnóstico da competência de leitura de pré-vestibulandos: experiência no Pré–SEED em Itabaiana, Estado do Sergipe. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 32, n. 2, p. 233-240, 2010.
FREITAG, R. M. K; SÁ, J. J. de S. Leitura em voz alta, variação linguística e o sucesso na aprendizagem inicial da leitura. Ilha do Desterro, v. 72, p. 41-62, 2020.
FREITAG, R. M. K.; TEJADA, J.; GOIS, T. S.; FREITAS, F. O. NLP and Education: using semantic similarity to evaluate filled gaps in a large scale cloze test in classroom. In: Words in the World International Conference 2023. Abstract Book, 2023, p. 85.
FREITAG, R. M. K. A sociolinguística da leitura. Letrônica, v. 13, n. 4, p. e37508-e37508, 2020.
FREITAG, R. M. K. Ciência Aberta: o iceberg da ciência. Disponível em: https://rkofreitag.github.io/aberta.html. Acesso em: 31 dez. 2023.
GOODMAN, K. S. Reading-A Psycholinguistic Guessing Game. Journal of the Reading Specialist, v. 6, p. 126-135, 1967.
KINTSCH, W.; VAN DIJK, T. A. Toward a model of text comprehension and production. Psychological review, v. 85, n. 5, p. 363, 1978.
MACHADO, A. P. G. et al. Projeto de ensino para 6º e 7º anos: desenvolvendo a automaticidade na decodificação em estudantes PcD. Revista do GELNE, v. 25, n. Especial, p. e32193-e32193, 2023.
MACHADO, A. P. G; MATOS, A. M. S. Compreensão leitora na resolução de problemas na Prova Brasil de Matemática. Signum: Estudos da Linguagem, v. 22, n. 1, p. 88-113, 2019.
MACHADO, A. P. G; FREITAG, R. M. K. Pistas dos processos de decodificação que levam à compreensão da leitura. Letras de hoje, v. 54, n. 2, p. 132-145, 2019.
MACHADO, A. P. G; SANTOS, I. M.; CRUZ, D. S. Diagnóstico de leitura de estudantes: interfaces entre automaticidade e compreensão leitora. Revista Ponto de Vista, v. 8, n. 1, p. 47-61, 2019.
MARQUEZ, N. A. G.; SILVANO, J. D. R. A leitura: dos microprocessos aos macroprocessos, uma relação complementar. Letras de Hoje, v.54, n.2, p.154-161, 2019.
PERFETTI, C. A. et al. Comprehending written language: A blueprint of the reader. The neurocognition of language, v. 167, p. 208, 1999.
PINHEIRO, B. F. M. A Formação Continuada De Professores De Ciências Humanas Para Uma Consciência Do Ensino Da Competência Leitora. PERcursos Linguísticos, v. 13, n. 35, p. 85-105, 2023.
PORTO, M. A. R.; FREITAG, R. M. K.; TEJADA, J. Tempo da leitura silenciosa e em voz alta com jovens, envelhescentes e pessoas da terceira idade. Letras de Hoje, v. 53, p. 100-108, 2018.
SANTOS, G. E.; MACHADO, A. P. G. Fluência em leitura oral como avaliação diagnóstica de leitura de estudantes do 6º ano. Língu@ Nostr@, v. 10, n. 2, p. 148-163, 2022.
TAYLOR; W. L. Cloze procedure: a new tool for measuring readability. Journalism Quarterly, Questia Trusted Online Research, v. 30, p. 415-433, 1953.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Científica Sigma 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.