Eficiência na leitura: medidas de precisão e velocidade entre alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe

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Mots-clés :

Diagnóstico de compreensão leitora, Precisão de leitura, Velocidade de leitura, Teste cloze

Résumé

A leitura é uma atividade complexa, que engloba micro e macro processos. Um leitor independente, proficiente, é aquele capaz de decodificar e compreender o que lê. Nesse sentido, a compreensão diz respeito ao reconhecimento das relações sintático-semânticas entre as sentenças que constituem o texto, e à execução de processos metafóricos a partir dos quais o leitor cria uma imagem do texto lido. Para ensinar todos esses processos, é necessário, primeiramente, ter consciência do nível de proficiência leitora dos alunos. Neste artigo, apresentamos os resultados de aplicação do teste cloze nas turmas do segundo ciclo do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. A partir deles, concluímos que as necessidades de aprendizado dos alunos da referida instituição dizem respeito à decodificação automatizada – uma necessidade de todas as séries -  para que, desse modo, haja compreensão de texto.

Bibliographies de l'auteur

Paloma Batista Cardoso, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Sergipe - UFS

Keila Vasconcelos Menezes, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Sergipe - UFS

Flávia Oliveira Freitas, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Sergipe - UFS

Raquel Meister Ko Freitag, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

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Publiée

2024-06-30

Numéro

Rubrique

ST: Dossiê – O ensino das Ciências Sociais na sala de aula: desafios para pensar e compor materiais didáticos