A visão de Heidegger acerca da Psicanálise: um equívoco do filósofo?

Autores/as

  • José Jacques dos Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Palabras clave:

Heidegger, Freud, Dasein, Inconsciente

Resumen

Mostraremos que as críticas de Heidegger acerca das teorias freudianas e até mesmo da metodologia psicanalítica, partem de um certo desconhecimento do filósofo de que Freud está lidando com o fenômeno do setting analítico e este se impõe como o elemento fundamental da Psicanálise. Discorremos que o constructo heideggeriano Dasein incorpora uma nova maneira de pensar o homem e seu mundo. O conceito de ser-no-mundo retrabalha a posição do ser humano, consequentemente modificando os conceitos de psique, psicologia e consciência. Isso dará substrato maior ao trabalho importante de Freud de questionar os limites dos conceitos da lógica pura e soberana. A conclusão aqui apresentada seria que ambos os autores pensam de forma crítica a psique humana e a consciência. Freud parte de seu trabalho clínico, da necessidade de lidar com o fenômeno do inconsciente e de teorizar conceitos e um método para lidar com o mesmo. 

Biografía del autor/a

José Jacques dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Citas

ARAUJO, Marcos Vinícius Gomes de. Uma breve compreensão sobre o ‘Dasein’ de Heidegger. Revista Lampejo, n. 6, p. 200-206, 2014.

FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer (1920), v. XVIII, Imago: Rio de Janeiro, 1996.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Trad. Fausto Castilho. Vozes: Petrópolis-RJ, 2012.

HEIDEGGER, Martin. Seminários de Zollikon. Medard Boss: Vozes: Petrópolis-RJ, 2001.

STEIN, Ernildo. Anamnese: a filosofia e o retorno do reprimido. EDIPUCRS: Porto Alegre, 1997.

STEIN, Ernildo. Analítica existencial e psicanálise: Freud, Binswanger, Lacan, Boss-conferências. Ed. Unijuí: Ijuí, 2012.

STEIN, Ernildo. Seis estudos sobre “Ser e tempo”. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

Publicado

2024-06-30

Número

Sección

ST: Dossiê – O ensino das Ciências Sociais na sala de aula: desafios para pensar e compor materiais didáticos