Uma breve revisão bibliográfica dos desafios da educação indígena no processo de inclusão de crianças com necessidades especiais da Etnia Tingui-Botó/AL
Palabras clave:
Comunidade Indígena, Deficiência, Etnia Tingui-Botó/ALResumen
A inclusão de crianças com necessidades especiais nessas comunidades apresentam desafios únicos que exigem abordagens específicas. Com o objetivo de identificar e analisar os desafios na promoção da Educação Inclusiva para os estudantes com necessidades especiais na etnia Tingui-Botó/AL. A Metodologia foi uma revisão bibliográfica voltada para a escola indígena. O estudo resultou os desafios para a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas indígenas, destacando a necessidade de políticas educacionais mais adaptadas e eficazes que respeitem a diversidade cultural e as necessidades individuais. Conclui-se que a educação indígena é crucial, mas enfrenta desafios únicos que exigem políticas e práticas adaptadas.
Citas
ARAÚJO, Gustavo Cunha de; SANTOS, Gracilene dos. Arte na aldeia: análise de uma experiência com indígenas Apinayé da educação especial. Revista Eventos Pedagógicos, Número Regular: Educação, Diversidade e Diferença Sinop, v. 11, n. 1, p. 42-64, jan./jul. 2020.
BARBOSA, Ana Karla Gomes; BEZERRA, Tarcileide Maria Costa. Educação Inclusiva: reflexões sobre a escola e a formação docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021.
BRASIL. Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Brasília: Presidência da República - Casa Civil, 1999.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência. Brasília: Presidência da República, Secretaria-Geral, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2015.
BRASIL. Lei n. 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1993.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394/96. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.
BRITO, Anderson da Silva. A importância do papel do professor da educação inclusiva para que ela realmente aconteça. Revista Primeira Evolução, v. 1, n. 47, p. 47-55, 2023.
BRUNO, Marilda Moraes Garcia; SOUZA, Vânia Pereira da Silva. Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 53/1, p. 425–440, 2014.
CAMPOS TOZONI-REIS, Marília Freitas de. Metodologia da pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.
CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Editora Mediação, 2014.
COELHO, Luciana Lopes. A educação escolar de indígenas surdos Guarani e Kaiowá: discursos e práticas de inclusão. 2019. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.) Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FERREIRA, Dória Herradon et. al. O papel do professor de educação especial na superação das dificuldades de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Belém: Home, 2023.
KUROZAKI, Solange Hitomi. O TEA e os caminhos da educação inclusiva. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 47, p. 157–168, 2023.
MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva. Reflexões sobre a diferença: uma introdução à Educação Especial. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.
MENDES, Amanda Ferreira; ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães; POLETTO, Lizandro. Educação inclusiva: desafios das crianças surdas no processo de alfabetização. Altus Ciência, v. 17, n. 17, p. 23-35, 2023.
MENEZES, Reinaldo Oliveira Menezes, SIMAS, Hellen Cristina Picanço; SCANTBELRUY, Iranvith Cavalcante. A [in]visibilidade dos indígenas com deficiência nos marcos legais da educação especial. (Artigo). Revista Linhas Críticas, v. 29, e49796.2023.
NOZU, Washington Cesar Shoiti; SÁ, Michele Aparecida; DAMASCENO, Allan Rocha. Educação especial em escolas do campo e indígenas. RTPS-Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 51-64, 2019.
OLIVEIRA, Iana Thaynara Trindade; FEITOSA, Francisca; MOTA, Janine. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais: Desafios da prática docente. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 8, p. 81-95, 2020.
OLIVEIRA, Sandra Veras de; SANTOS, Luciana Silva dos; SANTOS, Priscila Bernardo dos. Adaptações curriculares em uma perspectiva de educação inclusiva. Revista Campo do Saber, v. 10, n. 1, p. 17-30, 2024. Disponível em:https://periodicos.iesp.edu.br/campodosaber/article/view/742. Acesso em: 10 ago 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas. Rio de Janeiro, 2008.
RODRIGUES, Herom Franklin Pinheiro. O Trabalho dos Cuidadores de Crianças Especiais da Escola Indígena Teko-Haw de Paragominas-PA: Um desafio árduo no processo de capacitação. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 7, p. 76-84, 2020.
SÁ, Michele Aparecida de; RIBEIRO, Eduardo Adão; GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha. Escolares indígenas com deficiência no Brasil: uma análise a partir do Censo Escolar da Educação Básica (2010, 2015 e 2020). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5234, 19 de jul. 2023. Acesso em: 20 de jul 2024.
SANTANA, Luciano Rodrigues et. al. Educação Inclusiva: Formação de professores e os desafios na sala de aula. Revista Contemporânea, v. 3, n. 10, p. 19583-19599, 2023.
SILVA, Fernanda Andrade. Os sons Tingui-Botó: cultura e identidade indígena em Alagoas. Os sons tingui botó: ebook multimídia para o ensino de história indígena em Alagoas. São Cristovão: UFS, 2020.
SILVA, R. T. da. Educação Escolar Indígena, Legislação, Diversidade e Formação Continuada de Professores. Epitaya E-Books, n. 1, v. 58, p. 39-86. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984, p. 39, 2024.
SOUZA, Symon Tiago Brandão de; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; VENÂNCIO, Luciana. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48178, 2022.
TROQUEZ, Marta Coelho Castro. Documentos curriculares para a educação escolar indígena: da prescrição às possibilidades da diferenciação. 2012. 338f. Tese. (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2012a.
TROQUEZ, Marta Coelho Castro. Notas sobre a emergência do direito à educação diferenciada para indígenas no contexto Mundial (1948-2007). Monções - Revista de Relações Internacionais da UFGD, Dourados, v. 1, p. 235-56, out. 2012b.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Científica Sigma
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.