Pedagogia da mata: o ensinamento do uso das ervas medicinais na educação infantil indígena - Mata da Cafurna, Etnia Xucuru Cariri, Munícipio de Palmeira dos Índios/AL

Autores/as

  • Wellington Ricardo Felix dos Santos Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (Palmeira dos Índios/AL) https://orcid.org/0009-0000-7727-2571
  • Maria Eliete Alves de Souza Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (Palmeira dos Índios/AL)

Palabras clave:

Educação Indígena, Mata da Cafurna, Pedagogia da mata, Xucuru Kariri

Resumen

O discurso discorre sobre plantas medicinais e o seu uso na Comunidade Indígena Mata da Cafurna, da etnia Xukuru Kariri, realizou-se em uma turma da Educação Infantil da Escola Estadual Indígena Mata da Cafurna, situada na citada localidade, região serrana da cidade de Palmeira dos Índios/AL. Atendendo a essas prerrogativas, delimitamos o problema do nosso estudo na seguinte indagação: de que maneira o conhecimento e uso de plantas medicinais, por crianças do Ensino Infantil, fortalece a identidade dos indígenas Xukuru-Kariri? Diante dessa indagação, permite-se ressaltar que a educação indígena diferenciada nos fortalece para sermos respeitados em nossas diferenças, e ocupar espaços, antes negado para os indígenas dentro da sociedade. Tem-se como objetivo geral investigar o conhecimento sobre o uso das ervas medicinais com fins terapêuticos na Educação Infantil da Escola Estadual Indígena Mata da Cafurna, em Palmeira dos Índios/AL.

Biografía del autor/a

Wellington Ricardo Felix dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (Palmeira dos Índios/AL)

Mestre em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade de Pernambuco - UPE

Professor da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Maria Eliete Alves de Souza, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (Palmeira dos Índios/AL)

Graduanda do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas - CLIND/UNEAL (Palmeira dos Índios/AL)

Citas

ALMEIDA, Mara Zélia de. Plantas medicinais. 3. ed. Salvador: EDUFBA, 2011.

ANVISA. Resolução da Diretoria Colegiada. RDC, n. 26, de 13 de mai. de 2014. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2014/rdc0026_13_. Acesso: 14 de mai. 2024.

BASTOS, G. M. Uso de preparações caseiras de plantas medicinais utilizadas no tratamento de doenças infecciosas. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2007.

BRANDÃO, Ruanna Thaimires; BARROS, Therezinha de Jesus Carvalho; NUNES, Maria de Jesus Miranda; LINS, Ruceline Paiva Melo; LEMOS, Jesus Rodrigues. Implantação de um jardim didático em uma escola de Ensino Médio em Parnaíba, norte do Piauí. Revista Didática Sistêmica, v. 16, n. 2, p. 59-72, 2014.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 6 de mai. 2024.

CNE. Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 14 do Conselho Nacional de Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/leis2.pdf. Acesso em 12 de mai. 2024.

FERREIRA, Leodiane Baia; RODRIGUES, Marcilene Oliveira; COSTA, Jeferson Miranda. Etnobotânica das Plantas Medicinais Cultivadas nos Quintais do Bairro de Algodoal em Abaetetuba/PA. Revista Fitos, v. 10, n. 3. Abaetetuba, PA, p. 254-267, 2017.

HENRICH, Carmen Lucia. Conhecimento de estudantes da educação básica sobre plantas medicinais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2022.

LAMEIRA, O. A.; PINTO, J. E. B. P. Plantas Medicinais: do cultivo, manipulação e uso à recomendação popular. Belém: EMBRAPA, 2008.

RCNEI - Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). COPEVE UFMG, 1998. Disponível em: https://www.ufmg.pdf. Acesso em 1º de abr. 2024.

SANTANA, Martin Dharlle Oliveira; SÁ, Jennyfer Soares de; NEVES, Adriano Figueredo; FIGUEREDO, Priscila Gonçalves Jacinto & VIANA, Janayna Araújo. O poder das plantas medicinais: uma análise histórica e contemporânea da fitoterapia na visão de idosas. Revista Multidebates, v. 2, n. 2, Palmas, TO, p. 10-27, set. de 2018.

SIQUEIRA, André Boccasius; PEREIRA, Samira Martins. Abordagem etnobotânica no ensino de Biologia. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande – FURG, v. 31, n. 2, p. 247-260, 2014.

TELES, A. S.; CORRÊA, A. D. Livro-Brinquedo de Plantas Medicinais: uma proposta de ensino de ciências e alfabetização – língua português com turma de 1º ano do ensino fundamental. Revista da Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 293-324, 2019.

VERDAM, Maria Cristina dos Santos; SILVA, Cristiane Bezerra da. O estudo de plantas medicinais e a correta identificação botânica. Revista Visão Acadêmica, Curitiba, v. 11, n. 1, p. 7-13, jan-jun de 2010.

ZETÓLES, Maira Gaigher; TRAZZI, Patrícia Silveira da Silva. O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde. RIS - Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 4, p. 418-433, 2020. Acesso em: 7 de mai. 2024.

Publicado

2024-12-31

Número

Sección

ST: Dossiê - XVI EVINTER / Temática Livre