Educação libertadora nas práticas de Jesus Cristo e Paulo Freire

Autores/as

Palabras clave:

Educação, Jesus Cristo, Paulo Freire

Resumen

O trabalho descrito a seguir discorre sobre a vida e obra de Jesus Cristo, Deus encarnado, e Paulo Freire, educador brasileiro de renome internacional e expoente do ensino em nosso país, onde serão apresentadas as semelhanças entre as suas práticas de ensino para com o seu público-alvo. Isto com o objetivo de identificar como os métodos de Paulo Freire se assemelham com os de Cristo em sua estratégia de construção do conhecimento, principalmente utilizando de parábolas, além de evidenciar as dificuldades para a inserção e divulgação de suas ações em prol de um ensino que liberta tanto alma quanto o corpo. Assim, a partir de um levantamento e análise de literatura, percebemos como há um estreitamento entre os objetivos e práticas ligados ao ensino em que os dois compartilham em desenvolver uma educação libertadora, sendo um o filho unigênito de Deus, enquanto o outro, sua criação.

Biografía del autor/a

Luciano da Rocha Braga, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional da Universidade Federal do Amapá (ProfHistória/UNIFAP)

Citas

BÍBLIA, N. T. João. In: Bíblia Sagrada. 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri: SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2018. p. 812.

ESPÍRITO SANTO, Paulo Rodrigues do. Dimensão teológica na obra de Paulo Freire. Ivy Enber Scientific Journal, v. 1, n. 1, p. 103-117, 2021.

DUPONT, Jacques. O Método das parábolas de Jesus hoje. São Paulo: Editora Paulinas, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

HORA, Diogo Vercelino da. A proposta pedagógica do Cristo: uma análise da prática didática de Jesus a partir de suas parábolas e da pedagogia freireana. Revista Teológica, n. 10, p. 49-58, 2016.

JARDILINO, José R. Lima. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

JÚNIOR, João Luiz Correia; DA SILVA, Eunaide Monteiro de Almeida. Uma interpretação da pedagogia de Jesus à luz da pedagogia de Paulo Freire. Revista de cultura teológica, n. 96, p. 291-308, 2020.

SILVA, Darci Donizetti da. A pedagogia libertadora das parábolas de Jesus: uma leitura à luz do método freireano. 2006. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

ZUCK, Roy B. A interpretação bíblica: meios de descobrir as verdades da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 1994.

Publicado

2024-06-30

Número

Sección

ST: Dossiê – O ensino das Ciências Sociais na sala de aula: desafios para pensar e compor materiais didáticos