O Ensino remoto e os desafios da escola para sua organização didático-pedagógica
Keywords:
Ensino Remoto, Marco Regulatório, Desafios da escolaAbstract
Este artigo relata os desafios da escola na organização didático-pedagógica do Ensino Remoto para as turmas do 5º ano do ensino fundamental I. A problemática questionou, quais os desafios na implementação do Ensino Remoto no período 2020/2021. Objetivou-se conhecer esse processo, bem como os entraves e as soluções encontradas para as turmas de 5º ano, do Fundamental I. Verificou-se ainda como a escola lidou com aquele momento educacional durante a pandemia da COVID-19, bem como os caminhos que utilizou para contornar as dificuldades inerentes às aulas não presenciais. Metodologicamente o estudo se deu na abordagem da pesquisa qualitativa, de cunho exploratório com a utilização da técnica de entrevista semiestruturada, em que foi aplicada com os técnicos pedagógicos da escola campo. O texto se sustenta nas bases teóricas de Frigotto (2021), Saviani; Galvão (2021), Silva (2021), entre outros.
References
AFONSO. C. et al (Orgs.). Trabalho docente sob fogo cruzado. Rio de Janeiro: UERJ/LPP, 2021, v. 2. Disponível em: http://observatorioedhemfoc.hospedagemdesites.ws/. Acesso em: 15 jun. 2021.
ALGEBAILE, E. et al. Prefácio. AFONSO. C. et al (Orgs.). Trabalho docente sob fogo cruzado. Rio de Janeiro: UERJ/LPP, 2021, v. 2, p. 22-30. Disponível em: http://observatorioedhemfoc.hospedagemdesites.ws/. Acesso em: 15 jun. 2021.
AMAPÁ (Estado). NOTA TÉCNICA 001/2020, de 16 de dezembro de 2020. Orientações para ano letivo 2020-2021. NIOE-SEED, Macapá, AP, 16 dez. 2020. Disponível em: https://sigeduc.ap.gov.br/sigeduc/. Acesso em: 25 nov. 2021.
AMAPÁ (Estado). Resolução n. 033, de 03 de abril de 2020. Estabelece reorganização dos calendários escolares e o regime especial de aulas e atividades não presenciais na escola, em caráter de excepcionalidade e temporalidade. Conselho Estadual de Educação, Macapá, AP, 03 abr. 2020. Disponível em: https://editor.amapa.gov.br/arquivos_portais/publicacoes/CEE_49210fb8b1ca81d50ec79b3e5ed7dc25.pdf. Acesso em: 25 nov. 2021.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.
BALDES, Márcio Andrade Lyrio. A pandemia da Covid-19 e os desafios de avaliar a aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 21, n. 10, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/10/a-pandemia-da-covid-19-e-os-desafios-de-avaliar-a-aprendizagem. Acesso em: 15 jun. 2021.
BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Base ufrgs.br, Rio Grande do Sul, 6 de junho de 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 13 jun. 2021.
BRASIL. Lei n. 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo n. 6, de 20 de março de 2020. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 ago. 2020, Seção 1, p. 4.
BRASIL. Parecer CNE/CP n. 11/2020, de 7 de julho de 2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Conselho Nacional de Educação, Brasília, DF, 7 jul. 2020. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/. Acesso em: 25 nov. 2021.
CETIC. TIC Educação 2018: Cresce interesse dos professores sobre o uso das tecnologias em atividades educacionais. CETIC, 2019. Disponível em: https://cetic.br/noticia/tic-educacao-2018-cresce-interesse-dos-professores-sobre-o-uso-das-tecnologias-em-atividades-educacionais/. Acesso em: 15 jun. 2021.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Pandemia acentua pobreza e é tema de debate na FGV. Portal FGV. São Paulo, 2021. Disponível em: https://portal.fgv.br/noticias/pandemia-acentua-pobreza-e-e-tema-debate-fgv. Acesso em: 15 jun. 2021.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Entrevista com Gaudêncio Frigotto. In: AFONSO. C. et al (Orgs.). Trabalho docente sob fogo cruzado. Rio de Janeiro: UERJ/LPP, 2021, v. 2, p. 70-83. Disponível em: http://observatorioedhemfoc.hospedagemdesites.ws/. Acesso em: 15 jun. 2021.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Entrevista. In: Pandemia, Mercantilização da Educação e Resistências Populares. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 13, n. 1, p. 636-652, abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/. Acesso em: 30 out.2021
INSTITUTO PENÍNSULA. Ensino Híbrido: reflexões sobre a formação docente. São Paulo, 2021.
JUNIOR, A. et al (Orgs.). TIC Educação, pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras — 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/216410120191105/tic_edu_2018_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.
LOPES. P. O uso de tecnologias para educação de todas e todos. Diversa.org.br, São Paulo, 14 de agosto de 2019. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/uso-de-tecnologias-para-educacao/. Acesso em: 13 de jun. 2021.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Folha informativa sobre Covid-19. Paho, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 15 jun. 2021.
SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do ensino remoto. Universidade e Sociedade, Brasília, ano XXXI, n. 67, p. 36-49, jan. 2021. Disponível em: https:www.docero.com.br/doc/s515nc8. Acesso em: 25 nov. 2021.
SILVA, A. M. O precariado professoral em tempos de pandemia da Covid-19: a perda dos postos de trabalho e a eliminação de direitos. In: AFONSO. C. et al (Orgs.). Trabalho docente sob fogo cruzado. Rio de Janeiro: UERJ/LPP, 2021, v.2, p. 87-103. Disponível em: http://observatorioedhemfoc.hospedagemdesites.ws/. Acesso em: 15 jun. 2021.
ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de Pesquisa. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Científica Sigma
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.