O impacto da COVID-19 no ano de 2020 em uma Instituição de Ensino Fundamental I: um estudo de caso
Abstract
O objetivo do presente artigo é conhecer os impactos da pandemia global provocada pelo novo coronavírus, por meio de uma pesquisa em uma comunidade escolar, e avaliar como a gestão e os demais servidores lidaram com a mesma, a fim de garantir a continuidade das atividades no ano letivo de 2020. A pesquisa em questão buscou diversos indicadores, no entanto, neste artigo a ênfase será nos indicadores de qualidade do ensino e identificação das principais consequências da Covid-19 na escola em questão. O método de procedimento adotado para realização do presente estudo de caso é o exploratório e a abordagem é do tipo qualitativa. Realizou-se, dessa forma, quatro visitas à escola, após uma conversa pessoal com a diretora escolar, e posteriormente, uma revisão bibliográfica, com análise de artigos e livros que abordavam o tema em questão, seguida de uma pesquisa qualitativa de campo, sendo aplicado um questionário respondido pelos servidores selecionados.
References
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.1.621. Acesso em: 03 de novembro de 2020.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.
BOTTENTUIT Junior, João Batista. Concepção, avaliação e dinamização de um portal educacional de Webquests em Língua Portuguesa. (Tese de Doutorado, Universidade do Minho). Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/11889. Acesso em: 03 de dezembro de 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 27 de novembro de 2020.
BRASIL. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 28 de novembro de 2020.
BRASIL. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 28 de novembro de 2020.
BRASIL. Diário oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo: Medida Provisória n. 934, de 1º de abril de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 27 de novembro de 2020.
BRASIL. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo: Portaria n. 345/2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2020-%09pdf/147041-pcp009-20/file. Acesso em: 27 de novembro de 2020.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Notícias e artigos, o que é uma pandemia. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1763-o-que-e-uma-pandemia. Acesso em: 28 de novembro de 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde: Coronavírus. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus. Acesso em: 27 de novembro de 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GRANJEIRO, José Wilson. Administração Pública, 12. ed. Brasília: Westcon, 2006.
HODGES, Charles., et al. A diferença entre ensino remoto de emergência e aprendizado on-line. EDUCAUSE, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 16 de maio 2020.
HONORATO, Hercules Guimarães.; MARCELINO, Aracy Cristina Kenupp Bastos. A arte de ensinar e a pandemia Covid-19: a visão dos professores. REDE – Revista Diálogos em Educação, v. 1, n. 1, jan-jun. 2020. Acesso em: 14 de outubro de 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA DE 2022. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio: PNAD COVID. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/27946-divulgacao-semanal-pnadcovid1.html?= & t=destaques/. Acesso em: 28 de novembro de 2020.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 4. ed. Campinas, São Paulo: Editora Papirus, 2003.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LINHARES. Secretaria Municipal de Educação. Disponível em: https://linhares.es.gov.br/secretaria-municipal-de-educacao/. Acesso em 28 de novembro de 2020.
LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. 5. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
MARTINS, R. A Covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. Em Rede - Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 242-256, jan./jun. 2020. Acesso em: 14 de outubro de 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 dez. 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Acesso em 15 de outubro de 2020.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. O que é Covid-19?. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/. Acesso em: 12 de novembro de 2020.
PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3. ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.
REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 11. ed., pp. 60. São Paulo: Editora Saraiva, 1986.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Editora Atlas, 1985.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Educação. Disponível em: http://www.linares.es.gov.br/htm. Acesso em: 30 de junho de 2020.
SILVA, Queila Pahim. Educação em tempos de COVID-19 [recurso eletrônico] / Nova Xavantina, MT: Pantanal, 2020. 55p. Acesso em: 20 de agosto de 2020.
SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. Coronavírus (Covid-19). Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara pandemia-de-Coronavírus. Acesso em: 12 de novembro de 2020.
VIEIRA, Ana Elisa Ribeiro.; BUSSOLOTTI, Juliana Marcondes. Gestão escolar. Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 20, n. 1, p. 45-70. https://doi.org/10.33836/interacao.v20i1.167. Acesso em: 02 de dezembro de 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Científica Sigma
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.