Mapa conceitual como instrumento de práticas pedagógicas inclusivas com alunos surdos
Keywords:
Prática Pedagógica de Inclusão, Mapa Conceitual, Surdos, Ciências e Matemática.Abstract
Este artigo tem por objetivo compartilhar relatos de experiencia acadêmica sobre o uso de mapas conceituais, como uma proposta de instrumento de prática pedagógica inclusiva para surdos no Ensino Fundamental em serie inicial e final, podendo resultar em uma melhor compreensão do conteúdo que está sendo ensinado em sala de aula, em particular, nas disciplinas de Ciências e Matemática. Buscou-se desse modo, fazer uso das metodologias descritivas e qualitativa, devido suas abordagens estarem em consonância com a experiência dos acadêmicos. Acreditamos que o uso de imagens, especialmente do cotidiano, facilite o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos. Assim, se propõe que o mapa conceitual possa ser, um instrumento que proporcione o ensino/aprendizagem na prática pedagógica inclusiva.
References
BARBOSA, Felipe Venâncio. Avaliação das habilidades comunicativas de crianças surdas: a influência do uso da língua de sinais do português pelo examinador bilíngue. [Tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2007.
BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da Matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.
BOALER, Jo; MUNSON, Jen; WILLIAMS, Cathy. Mentalidades matemáticas na sala de aula: Ensino Fundamental. 2. ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2020.
CALDEIRA, Verônica Lima de Almeida; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva. Cordeiro. Geometria para surdos: uma análise apoiada no ciclo da experiência kellyana. Educação Matemática: retrospectivas e perspectivas. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba: SBEM, 2013.
COSTA, Walber Christiano Lima da; BORGES, Fábio Alexandre; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Reflexões acerca do ensino de geometria para alunos surdos incluídos em escolas comuns. Revista BOEM, v. 7, n. 14, p. 132-152, 2019.
CUNHA, Antonio Eugênio. Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.
LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira et al. A imagem na educação de surdos: usos em espaços formais e não formais de ensino. Revista de Educação, v. 22, n. 1, p. 51-63, 2017.
LEBEDEFF, Tatiana Bolívar. Aprendendo a ler com outros olhos. Relatos, v. 36, p. 175-195, mai/ago. 2010.
MOREIRA, Marco Antônio (Org.). Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 2010.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; MACHADO, Edna de Lourdes. O ensino de matemática para deficientes auditivos: uma visão psicopedagógica. Relatório Final de Projeto de Pesquisa. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 1996.
PILETTI, Claudino (Org.). Didática especial. São Paulo: Ática, 1991.
QUADROS, Ronice Müller. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Científica Sigma
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.