Mapa conceitual como instrumento didático no ensino da educação inclusiva: por uma aprendizagem significativa

Autores

  • Joana Angélica Ferreira Monteiro Cabral Stoller Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Ana Manuella dos Santos Lopes Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Thiago Costa dos Santos Universidade Federal do Amazonas - UFAM https://orcid.org/0000-0002-1861-3935

Palavras-chave:

Sistema esquelético, Mapa conceitual, Ciências

Resumo

Nos diferentes níveis do âmbito educacional, é proposta a realização de estudos que abordam a temática do corpo humano e o sistema esquelético, com o intuito de proporcionar e contribuir para com o desenvolvimento pessoal e intelectual em Ciências do estudante surdo e/ou portador de deficiência auditiva, em variados níveis, visando a obtenção, conhecimento e compreensão à respeito do quão impressionante é este sistema que encontra-se presente em seu corpo. O mapa conceitual possibilita a conceitualização das principais funções do sistema esquelético, bem como a classificação dos ossos encontrados no esqueleto, a utilização desse recurso para o ensino em Ciências tem como objetivo norteador a inclusão efetiva.

Biografia do Autor

Joana Angélica Ferreira Monteiro Cabral Stoller, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

 Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense - UFF

Ana Manuella dos Santos Lopes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Thiago Costa dos Santos, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Referências

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Publicado

30.06.2024

Edição

Seção

ST: Dossiê – O ensino das Ciências Sociais na sala de aula: desafios para pensar e compor materiais didáticos