Entre o britânico e o estadunidense: discutindo o ensino de pronúncia da língua inglesa na educação básica brasileira

Autores

  • Victor André Pinheiro Cantuário Universidade Federal do Amapá - Campus Santana (UNIFAP - Santana)
  • Marcos Souza Ribeiro Universidade Federal do Amapá - Campus Santana (UNIFAP - Santana)
  • Paula Bianca Balieiro Nunes Universidade Federal do Amapá - Campus Santana (UNIFAP - Santana)

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Pronúncia, Variante, Abordagem Comunicativa

Resumo

O objetivo do artigo é tratar da presença e do uso das variantes britânica e estadunidense no ensino de inglês como língua estrangeira na rede regular de ensino da educação pública brasileira, bem como é discutida a importância atribuída aos falantes nativos e não nativos nesse processo. A metodologia utilizada foi de pesquisa com contornos bibliográficos, quanto ao uso das fontes, logo foram utilizados trabalhos que incidam diretamente sobre o tema selecionado para investigação. O resultado obtido mostra que para o ensino de pronúncia de uma língua estrangeira como o inglês, principalmente, devido à extensão territorial conquistada pela língua, em nível global, o método da abordagem comunicativa é o que se evidencia como o mais coerente porque não privilegia uma pronúncia específica da mesma forma que não exclui outras possibilidades. A partir da discussão, chegou-se à conclusão de que o ensino da pronúncia de uma língua estrangeira deve privilegiar os aspectos da inteligibilidade no processo de comunicação.

Biografia do Autor

Victor André Pinheiro Cantuário, Universidade Federal do Amapá - Campus Santana (UNIFAP - Santana)

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/FCL-Ar)

Marcos Souza Ribeiro, Universidade Federal do Amapá - Campus Santana (UNIFAP - Santana)

Graduando em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP/Santana

Paula Bianca Balieiro Nunes, Universidade Federal do Amapá - Campus Santana (UNIFAP - Santana)

Graduanda em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP/Santana

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Publicado

26.12.2023

Edição

Seção

ST: Dossiê - Leitura e escrita nos espaços escolar e universitário