O uso do conto e da crônica como meio de produção textual no 1º ano da EJA

Autores

Palavras-chave:

Gêneros textuais, EJA, Alunos

Resumo

Esta pesquisa busca dialogar com seu pares na proposição da utilização de uma proposta com uma nova visão para o ensino de gêneros textuais a jovens estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que trará experiências para a sua produção textual e influenciará na manutenção de sua participação escolar. Nós utilizaremos autores como Bakhtin (2016) e Marcuschi (2008) pois acreditamos que este suporte teórico nos permitirá coadunar com nossas considerações a ideia de que os gêneros são elementos dinâmicos na concretização das práticas comunicativas, e que devem ser incorporados ao ensino, fazendo com que seja evidenciada a necessidade de repensar formas de levar os alunos da EJA a produzirem textos nos quais serão autores, obtendo uma perspectiva de sua posição dentro da escola, e podendo intervir em seu processo de aprendizagem com auxílio do educador.

Biografia do Autor

Eduarda Abreu do Nascimento, Instituto Federal do Pará - IFPA

Graduada em Letras pelo Instituto Federal do Pará - IFPA

Wellerth Mendes Ribeiro , Instituto Federal do Pará - IFPA

Doutor em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia - UNAMA

Lucas Pinto de Almeida, Instituto Federal do Pará - IFPA

Graduando em Letras pelo Instituto Federal do Pará - IFPA

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Publicado

26.12.2023

Edição

Seção

ST: Dossiê - Leitura e escrita nos espaços escolar e universitário