Estratégias de leitura para a identificação da sequência argumentativa de um editorial
Palavras-chave:
Editorial, Estratégias de leitura, Gêneros textuais, Sequência argumentativaResumo
O objetivo deste trabalho é argumentar que a utilização de estratégias de leitura pode contribuir para a identificação da sequência argumentativa de editoriais. A fundamentação teórica foi baseada nos seguintes autores: Koch; Elias (2006); Solé (1998); Marcuschi (2002); Bakhtin (2003); Dias et al (2001); Bräkling (2000); Goldstein, Louzada e Ivamoto (2009); Bronckart (1999); Cavalcante (2012). A metodologia adotada consistiu na seleção de um editorial sobre um tema relevante e na elaboração de um questionário composto por duas perguntas de múltipla escolha referentes à tese e aos argumentos presentes no texto. O questionário foi respondido por duas turmas. Apenas uma delas foi orientada a aplicar estratégias de leitura para responder o questionário. Os resultados indicam que a utilização de estratégias de leitura pode efetivamente contribuir para a identificação adequada da sequência textual argumentativa.
Referências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306.
BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: EDUC, 1999.
CAVALCANTE, M. M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.
DIAS, E. ; MESQUITA, E. M. C.; FINOTTI, L.; LIMA, M. C.; ROCHA, M. A. F.; OTTONI, M. A. Gêneros textuais e (ou) gêneros discursivos: uma questão de nomenclatura?. Interacções (portugal), v. 19, p. 142-155, 2011. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/viewfile/475/429. Acesso em: 19 de fev. 2015.
FOLHA DE SÃO PAULO. Editorial. Ansiosas e ansiosos - Transtorno é mais comum entre mulheres, diz Datafolha, o que segue padrão global. Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/08/ansiosas-e-ansiosos.shtml. Acesso em: 24 de ago. 2023.
GOLDSTEIN, N.; LOUZADA, M. S.; IVAMOTO, R. O texto sem mistério: leitura e escrita na universidade. São Paulo: Ática, 2009.
ILIOVITZ, E.R. como ensinar a ler e compreender? Uma proposta de sequência didática de leitura no pibid. In: ILIOVITZ, E.R. (org) Sequências didáticas de gêneros discursivos no processo de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa: relatos do PIBID. Natal, RN: EDUFRN, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21457. Acesso em: 16 de dez. 2016.
KOCH, I.V; ELIAS, V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P. et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de janeiro: Lucerna, 2002.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica Sigma
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.