O som do silêncio: o elemento sonoro no centro da narrativa fílmica

Auteurs

Mots-clés :

Som, Audiovisual, Cinema, Narrativas ficcionais

Résumé

Na possibilidade de compreender o elemento sonoro como princípio fundamental de uma obra audiovisual, analisa-se o filme O som do silêncio (The sound of metal, no título original), produção estadunidense, de 2019. Como metodologia, utiliza-se a descrição cronológica de seu roteiro para que se entenda como os elementos sonoros são inseridos e utilizados na construção narrativa do protagonista – músico de uma banda de heavy metal – que perde a audição gradativamente. As cenas intercalam dois pontos de escuta: o do personagem e o de seu entorno, com quem ele contracena. O presente trabalho propõe, dessa forma, levantar a hipótese de que, nesta obra em questão, o som é um elemento essencial para a construção da história.

Bibliographies de l'auteur

Valmir Moratelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ

Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ

Mariana Dias, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ

Références

ALVES, B. M. Trilha Sonora: o cinema e seus sons. Novos Olhares, v. 1, n. 2, p. 90-95, 2012. Disponível em: www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/55404. Acesso em: 03 de mar. 2022.

BORDWELL, David; STAIGER, Janet; THOMPSON, Kristin. El cine clásico de Hollywood. Barcelona: Paidós, 1997.

CAPATO, Giulia Torres; FERNANDEZ, Alexandre Marino. O Silêncio na Estética Audiovisual: A Vila e a Chegada. Revista Anagrama, v. 2, jul-dez. 2019. Disponível em: www.revistas.usp.br/anagrama/article/download/159607/156932. Acesso em: 03 de mar. 2022.

CAVALHEIRO, Celia Regina. A dimensão do Silêncio no Cinema de Valerio Zurlini. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

CHION, Michel. El sonido. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 1999.

CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Ed. Texto & Grafia, 2008.

EDMONDSON, R. Uma filosofia de arquivos audiovisuais. Paris: UNESCO/UNISIST, 1998.

KELLNER, Douglas. Cultura da mídia e triunfo do espetáculo In: MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.

MANZANO, Luiz Adelmo Fernandes. Som-imagem no cinema: a experiência alemã de Friz Lang. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2003.

RIBAS, Luísa. Sobre o papel do som no audiovisual. Dissertação (Mestrado) em Arte Multimédia, 2002. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/64186/2/16337_043-7_29_TM_01_C.pdf. Acesso em: 03 de mar. 2022.

ROCHA, Rose; CASTRO, Gisela. Cultura da mídia, cultura do consumo: imagem e espetáculo no discurso pós-moderno. Revista Logos. Ano 16, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/361. Acesso em: 03 de mar. 2022.

RODRÍGUEZ, Ángel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Ed. Senac, 2002.

TARKOVSKI, Andreai Arsensevich. Esculpir o Tempo. Tradução de Jefferson Luiz Camargo, 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Téléchargements

Publiée

2023-06-30

Numéro

Rubrique

Temática Livre