A ortografia nos programas e manuais de Língua Portuguesa do 1º Ciclo do Ensino Secundário

Auteurs

Mots-clés :

Ortografia, Regularidade Ortográfica, Irregularidade Ortográfica, Ensino-Aprendizagem

Résumé

A ortografia da língua resulta de uma convenção da comunidade que a pratica, por isso, para o conhecimento das normas ortográfica é necessário passar pelo processo de ensino-aprendizagem das mesmas. Sendo a ortografia da língua portuguesa um sistema complexo, reflectir e problematizar o seu ensino é uma tarefa desafiadora e necessária, pois nos permite identificar as insuficiências do seu ensino e apontar os caminhos possíveis para a melhoria da sua prática. É por isso que a presente investigação, intitulada: a ortografia nos programas e manuais de língua portuguesa do primeiro ciclo do ensino secundário tem como objecto de estudo o processo de ensino-aprendizagem das regularidades e irregularidades ortográficas, procurando compreender o lugar cedido à ortografia nos programas e manuais de língua portuguesa do primeiro ciclo do ensino secundário.

Biographie de l'auteur

Gilberto Sonhi, Escola Superior Pedagógica do Bengo - ESPB (Angola)

Mestre em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Secundário pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda - ISCED (Angola)

Professor da Escola Superior Pedagógica do Bengo - ESPB (Angola)

Références

BAPTISTA, Adriana; VIANA, Fernanda Leopoldina; Barbeiro, Luís Filipe. O Ensino da Escrita: Dimensões Gráfica e Ortográfica. 1ª Edição . Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2011.

BARDIN, Laurence. L´Analyse de Contenu. Trads. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 4ª. Paris: Presses Universitaires de France, 1977.

CARVALHO, José António Brandão. “A Escrita nos Manuais de Língua Portuguesa: Objecto de Ensino-Aprendizagem ou Veículo de Comunicação. In: CARVALHO, José António Brandão. Escrita: Percursos de Investigação. Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2003. 93-103.

DUARTE, Isabel Margarida. “Como se Ensinam os Futuros Professores a Ensinar a Escrever? Algumas Incomodidades. In: CARVALHO, José António Brandão, et al. A Escrita na Escola, Hoje: Problemas e Desafios. Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2005. 49-54.

FERRAZ, Maria José. Ensino da Língua Materna. Lisboa: Editorial Caminho, 2007.

FREITAS, Maria João; GONÇALVES, Anabela; DUARTE, Inês. Avaliação da Consciência Linguística: Aspectos Fonológicos e Sintácticos do Português. Lisboa: Edições Calibri, 2010.

FREITAS, Maria João; ALVES, Dina; COSTA, Teresa. O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica. 1ª Edição. Lisboa: Ministério da Educação - Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2007.

INIDE/MED. Programa de Língua Portuguesa - 7ª, 8ª e 9ª Classes. Luanda: Editora Moderna, 2019.

MESQUITA, Helena; PEDRO, Gonçalves. Manual do Aluno - Língua Portuguesa 8ª Classe. Luanda: Editora das Letras, S.A., 2014.

—. Manual do Aluno - Língua Portuguesa 9ª Classe. Luanda: Editora das Letras, S.A., 2014.

—. Manual do Aluno - Língua Portuguesa 7ª Classe. Luanda: Editora das Letras, S.A, 2014.

MORAIS, Artur Gomes de. A norma ortográfica do português: o que é? para que serve? como está organizada?. In: SILVA, Alexsandro da; MORAIS, Artur Gomes de; KÁTIA, Leal Reis de (Org.) Melo. Ortografia na Sala de Aula. 1ª . Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 11-28.

NGULUVE, Alberto Kapitango. Avanços e Recuos no Ensino Superior Angolano. NGULUVE, Alberto; PAXE, Isaac; FERNANDO, Mbiavanga. A Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino: Debates e Proposições. Luanda: Literacia, 2020. 67-95.

PAIS, António. “A Unidade Didáctica como Instrumento e Elemento Integrador de Desenvolvimento da Competência Leitora. Crítica da Razão Didáctica.” AZEVEDO, Fernando; SARDINHA, Maria da Graça. Didáctica e Prática: A língua e a Educação Literária. Braga: Opera Omnia, 2013. 65-86.

RAPOSO, Eduardo Buzaglo Paiva; NASCIMENTO, Maria Fernanda Bacelar do; MOTA, Maria António Coelho da; SEGURA, Luísa; MENDES, Amália; ANDRADE, Amália (org.). Gramática do Português. Vol. II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.

ROSÁRIO, Ivo da Costa do; LOPES, Monclar Guimarães. Fundamentos e Métodos para o Ensino de Língua Portuguesa. Porto Velho: Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020.

SILVA, António Carvalho da. Configuração do Ensino da Gramática em Manuais Escolares de Português: Funções, Organização, Conteúdos, Pedagogias. Braga: Istituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2008.

SIM-SIM, Inês. O Ensino da Leitura: A Compreensão de textos. Lisboa: Ministério da Educação: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2007.

SOUSA, Maria Cabral de. A Escrita no Ensino Superior: Contributo para uma Reflexão. SEQUEIRA, Fátima; CARVALHO,José António ; GOMES, Álvaro. Ensinar a Escrever: Teoria e Prática. Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2001. 113-122.

Téléchargements

Publiée

2024-12-31

Numéro

Rubrique

ST: Dossiê - XVI EVINTER / Temática Livre