Reflexões acerca do direito à leitura: apresentação de projeto de pesquisa no ambiente escolar
Mots-clés :
Leitura, Direito, Agenda 2030, Ensino, AprendizagemRésumé
O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto Direito à Leitura como parte de um processo de formação dos estudantes e profissionais. Para fundamentar a proposta, analisamos o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número quatro, que está intrinsecamente relacionado à educação, e que pretende garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Logo, o conceito de leitura se fundamenta como um recurso do qual não podemos prescindir para alcançar este objetivo. A hipótese de partida se fundamenta no direito à leitura como parte integral do desenvolvimento individual, social e cultural. Com este propósito, se pretende estudar sobre o direito à leitura, a relação entre a leitura e o ensino, um breve panorama acerca da leitura no Brasil e as relações intrínsecas entre a leitura e o desenvolvimento sustentável para uma sociedade mais crítica. Para concluir, destacamos nosso compromisso com o desenvolvimento deste projeto de pesquisa e os motivos que nos levam a investigar como a leitura é incentivada e praticada nas escolas.
Références
AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Nações Unidas no Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustent%C3%A1vel. Acesso em: 3 ago. 2023.
BIFF, V. L.; MENTI, M. M. O direito à leitura no Brasil. Revista Cocar, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 446-471, 2018.
BRASIL. Constituição Federal Brasileira de 1988. Senado Federal. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 de nov. 2023.
BRASIL. Decreto n. 9.099, de 18 de julho de 2017 - Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. Ministério da Educação - MEC, Brasília: 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld#:~:text=O%20Programa%20Nacional%20do%20Livro,redes%20federal%2C%20estaduais%2C%20municipais%20e. Acesso em: 11 de nov. 2023.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (1ª a 4ª séries) do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais, 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CÁCERES, A.; DONOSO; GUZMÁN, J. Comprensión lectora. Significados que le atribuyen las/los docentes al proceso de comprensión lectora en NB2, 2012. (Tesis de Pregrado). Santiago: Universidad de Chile, 2012.
CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 4. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul / São Paulo: Duas Cidades, 2004.
FERREIRA, Lúcia Gracia; SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Linguagem e trabalho: registros de estudos pioneiros e iniciais no estado da bahia (2005-2021). Fólio: Revista de Letras, v. 13, n. 1, 2021.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2011.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. [s.l.]: Editora UNESP, 2020.
LUAN, Allyson. Etimologia/conceito da palavra Direito. JusBrasil, 2016. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/etimologia-conceito-da-palavra-direito/417477751. Acesso em: 10 de nov. 2023.
MEDEIROS, Ana Lídia Gonçalves; BONFIM, Alexandre Maia do; SANTOS, Sérgio PIZZOT, Rodriques dos. A leitura como Direito Humano: uma reflexão de como a leitura é indispensável à liberdade. Dignidade Re-Vista, v. 1, n. 1, p. 9, 2016.
SENA, Fabiana. Tesouro de meninas e Tesouro de meninos: leitura de civilidade na América Portuguesa. Educação UNISINOS, v. 18, n. 3, p. 312-319, 2014.
SILVA, Fabiana Sena da. Tesouro de meninas e tesouro de meninos: leitura de civilidade na América Portuguesa. Interfaces Científicas, Humanas e Sociais, v. 3, n. 1, p. 31-42, 2014.
SILVA, Vandeler Ferreira da. O que é Direito?. InfoEscola. Disponível em: https://www.infoescola.com/direito/o-que-e-direito/. Acesso em: 10 de nov. 2023.
STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos. A BNCC e o papel do professor de Língua Portuguesa. The ESPecialist, v. 40, n. 1, 2019.
ZILBERMAN, Regina. No começo, a leitura. Revista Em Aberto, v. 16, n. 69, p. 16-29, jan./mar. 1996.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Científica Sigma 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.