O letramento literário como uma proposta humanizadora na educação de jovens e adultos: a literatura clariciana toma conta da sala de aula
Palabras clave:
Educação de jovens e adultos, Letramento literário, Proposta de sequência didática, Clarice Lispector, Pedagogia emancipadoraResumen
O presente trabalho visa a apresentar uma proposta dialógica e humanizadora de trabalho com alunos inseridos na Educação de Jovens e Adultos – EJA no Brasil, a partir do Letramento literário. Elegeram-se, para este pleito, algumas obras de caráter juvenil da escritora brasileira Clarice Lispector (1920-1977), quais sejam: O mistério do coelho pensante (1967); A Mulher que matou os peixes (1968); A vida íntima de Laura (1974); Quase de verdade (1978) e Como nasceram as estrelas (1987). Para tanto, contextualizaremos a importância do letramento literário para esta fase da educação brasileira, ressaltando a importância da leitura fluida e da compreensão integral dos textos como elementos fundamentais para a humanização pedagógica no trabalho com jovens e adultos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e de uma pesquisa eminentemente bibliográfica, a qual poderá desdobrar-se em um projeto de ensino aplicado ao EJA.
Citas
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. Jacó Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresentação dos temas transversais, ética. Ministério da Educação. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 12. ed. Revisada e ampliada pelo autor. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. In: Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas Cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004. pp. 169-191.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Petrópolis, 2000.
COSSON, Rildo. Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2009.
DIAS, Maria Heloisa; OLIVEIRA, Sônia Helena; PITERI, Raymundo (Org.) A literatura do Outro e os Outros da literatura. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
FEIJÓ, Martin Cezar. O que é o herói. São Paulo: Brasiliense, 1995.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
WOLFGANG, Iser. O ato da leitura. Trad. Johannes Krestschmer. São Paulo: Editora 34, 1996. v. 1 e 2.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura de mundo. São Paulo: Ática, 2011.
LISPECTOR, Clarice. A vida íntima de Laura e outros contos: ‘A mulher que matou os peixes’ e ‘A vida íntima de Laura’. Rio de Janeiro: JPA, 2011.
LISPECTOR, Clarice. Como nasceram as estrelas. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
LISPECTOR, Clarice. O mistério do coelho pensante. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
SARTRE, Jean-Paul. Por que escrever?. In: Que é a Literatura?. Trad. Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática, 1989.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: InterSaberes, 2012. (Série Literatura em foco).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Científica Sigma
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.