“O meu quilombo é bonito, quilombo do Curiaú”: proposta curricular para as aulas de arte do quinto ano do fundamental anos iniciais na Escola Estadual José Bonifácio, Amapá

Authors

  • Venâncio Guedes Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Filipe Noronha Mattiello Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP
  • Kézya Julliyanne Portal Ramos Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP
  • Luan Magno Piris de Araújo Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP

Keywords:

Quilombo do Curiaú, José Bonifácio, Proposta Curricular, Arte

Abstract

No quilombo do Curiaú, encontra-se uma valiosa cultura musical, onde se tem colaborado historicamente com a identidade do povo negro do Amapá. O objetivo central do trabalho foi trazer uma proposta curricular para as aulas de Arte, com lócus de aplicação na Escola Estadual José Bonifácio, que se localiza dentro da comunidade quilombola do Curiaú, local de nossos estudos para este trabalho. Propõe-se, assim, apresentar dentro da proposta curricular, sugestões e reflexões para as aulas práticas do componente curricular de Arte, seguindo como base as orientações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), abrangendo a cultura da própria comunidade, além de cumprir com as prerrogativas da Lei 10.639/03 e, a partir de Gomes (2012), com a categoria de educação Étnico-Racial. Sob essa ótica, adotaram-se pesquisas bibliográficas, nas quais pesquisadores relatam as situações da escola que nos serviu como base para as nossas pesquisas, como nas obras de Videira (2014) e Bezerra (2019), e concluímos com a proposta de currículo prático para as aulas de Arte do quinto ano do ensino fundamental anos iniciais.

References

AMAZÔNIA REAL. Vila do Curiaú guarda a memória da História dos quilombolas no Amapá. Amazônia Real, Política, 13 de setembro de 2017. Disponível em: https://amazoniareal.com.br/vila-do-curiau-guarda-a-memoria-da-historia-dos-quilombolas-no-amapa/. Acesso em: 19 de novembro de 2021.

BEZERRA, Moisés de Jesus Prazeres dos Santos. Se eu não fizer o bem, o mal não faço!: as práticas culturais/religiosas afro-indígenas do quilombo do cria-ú e o currículo de ensino religioso da Escola Estadual Quilombola José Bonifácio. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Amapá, Macapá-AP, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CANTO, Fernando. O Marabaixo através da História. Macapá: Editora Printgraf, 2017.

GOMES, Francisco Marlon da Silva. Memórias das danças do Marabaixo e do Batuque: cultura quilombola e corporeidade na comunidade do Curiaú em Macapá – AP. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pelotas, UFPel, 2012.

GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 75-85, 2003.

GOMES, Nilma Lino. Relações Étnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 98-109, 2012.

SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e Incertezas Sobre o Currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, T. Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SILVA, Sebastião Menezes da. Curiaú: a resistência de um povo. Macapá: Secretaria de Estado do Meio Ambiente, 2004.

VIDEIRA, Piedade Lino. Batuques, folias e ladainhas: a cultura do quilombo do Cria-ú em Macapá e sua educação. Fortaleza: UFC, 2013.

VIDEIRA, Piedade Lino. Dança do Marabaixo: Cultura Afroamapaense em Evidência. Macapá-AP, 2008.

VIDEIRA, P. L. O Marabaixo do Amapá: encontro de saberes, histórias e memórias afroamapaenses. Revista Palmares: cultura afro-brasileira, Brasília, v. X, n. 8, p. 16-21, 2014.

Published

2022-05-15

Issue

Section

ST: Dossiê - Histórias, culturas e linguagens amazônicas