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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

Avaliação “duplo-cego”

É política editorial de veiculação de conteúdo por parte da Revista Científica Sigma a avaliação “duplo-cego”, na qual o nome dos autores não é revelado aos pareceristas, assim como o nome dos pareceristas não é revelado aos autores. Assim, visando garantir a lisura do processo de avaliação, remova toda e qualquer informação relacionada à sua autoria.

É necessário atentar se a assinatura do autor do texto não aparece registrada em seu editor de texto, a fim de que se possa preservar o anonimato da avaliação. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

 

Formatação e modelo de estrutura de submissão

A fim de que seja realizado o envio de original para a plataforma da Revista Científica Sigma, é fundamental que o arquivo do texto esteja formatado conforme as normas da revista, anonimizado (isto é, sem qualquer informação que possa ferir a avaliação às cegas) e incluído no respectivo template disponibilizado abaixo – neste template serão encontradas as formatações necessárias para o envio do texto conforme as normas. Destacamos, ainda, a obrigatoriedade de anexar documentação suplementar, conforme as diretrizes para preenchimento do documento suplementar (disponível abaixo)

Modelo de artigo

 

Notas de autor

Todos os autores deverão, sem exceção, preencher o formulário abaixo disponível sobre as notas de autoria. Este documento contém uma série de dados que serão disponibilizados ao final do artigo, exceto as informações de autoria, que estarão presentes na página inicial. Este documento deverá ser enviado como “documento suplementar”. É extremamente necessário que todas as informações sejam preenchidas tanto neste documento quanto nos metadados da revista.

Diretrizes para preenchimento do documento suplementar

 

Normas de publicação

  1. Todos os arquivos deverão estar de acordo com as normas da revista, assim como as notas de autoria (modelos disponibilizados nas seções acima (formatação e submissão; notas de autoria), em formato .doc. A língua oficial da revista é o português, sendo aceitos também trabalhos nos idiomas espanhol, inglês e francês.
  2. Todos os manuscritos devem ser originais, inéditos e não devem estar sendo avaliados em outra revista. Qualquer informação divergente deve ser justificada no campo “Política de conflito de interesses”.
  3. Excluir qualquer informação que possa revelar a autoria do trabalho e, com isso, ferir o princípio de avaliação às cegas.
  4. Todas as fontes de financiamento (quando houver) devem ser divulgadas no documento “notas de autoria”, assim como todas as informações constantes neste documento, que deverá ser incluído no sistema por meio do campo “documento suplementar”.
  5. A revista Sigma aceita publicações de artigos inéditos que tenham no mínimo oito (08) páginas e no máximo vinte e cinco (25) páginas, inclusas as referências bibliográficas. O resumo deverá ser de até dez (10) linhas, assim como o abstract, resumen ou resumè. Este deverá conter de três (3) a cinco (5) palavras-chave, no idioma do texto e no abstract, resumen ou resumè.
  6. A submissão de artigos publicados em anais de evento só será aceita se o houver alguma ampliação da discussão teórica e/ou dos dados.
  7. Cabe aos autores o cuidado com as imagens e os direitos autorais, assim como – em caso de direitos autorais – fazer o upload no sistema da autorização de utilização da(s) imagem(ns) por meio do campo “documento suplementar”.
  8. Todas as siglas deverão aparecer por extenso na sua primeira aparição no corpo do texto, excetuando-se nos títulos e subtítulos de seções.
  9. Artigos submetidos à revista podem ter, no máximo, quatro autores. 
  10. É necessário que o autor principal do texto tenha a titulação mínima de mestre. Desse modo, graduandos, graduados e mestrandos podem submeter artigos em coautoria com um pesquisador que já tenha, no mínimo, o título de mestre.
  11. É de inteira responsabilidade do autor a revisão das normas da ABNT 2023 (NBR 10520) conforme a sua última atualização ocorrida em 19 de julho de 2023, assim como a revisão ortográfica e gramática dos textos de acordo com a norma culta da língua portuguesa. 
  12. As submissões deverão estar de acordo com as normas da revista, caso contrário as mesmas poderão ser devolvidas aos autores para correções antes mesmo de ser encaminhada para o parecer.
  13. Ao submeter o manuscrito, os autores declaram-se cientes de que podem ser acionados pela equipe da Sigma para esclarecimentos ou modificações no texto em qualquer fase do fluxo editorial (submissão – avaliação – revisões – editoração – leitura de prova – publicação). Em caso de aprovação, após o envio das modificações sugeridas pelos pareceristas, os autores deverão realizar a “leitura de prova” em 7 dias a fim de corrigir possíveis erros de digitação ou de informações técnicas. Feita a publicação da edição, não será mais possível fazer quaisquer modificações no texto.
  14. Ao submeter o artigo para a Revista Científica Sigma, deverá ser cumprida a seguinte ordem de estruturação:
  • Título;
  • Resumo na primeira língua;
  • Resumo na segunda língua;
  • Conteúdo (introdução, desenvolvimento e conclusão, por exemplo);
  • Referências bibliográficas; e
  • Anexo, caso seja necessário.

Observação: é de inteira responsabilidade do autor a revisão das normas da ABNT (NBR 10520/2023) conforme a sua última atualização ocorrida em 19 de julho de 2023, assim como a revisão ortográfica de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

  1. Os autores devem ser destacados no corpo do texto, em caixa alta, seguindo a seguinte orientação: (Sobrenome do(a) autor(a), ano de publicação) para citação indireta ou (Sobrenome do(a) autor(a), ano de publicação, página) para citação direta. Ex.: (Candido, 1989) ou (Candido, 1989, p. 64). Diferentes títulos da mesma autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (Diniz, 2003a), (Diniz, 2003b). Quadros, mapas, tabelas etc. devem ser enviados no corpo do texto. Imagens e/ou figuras devem ser enviadas em formato “.jpeg”, resolução 300 dpi. A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução ficará a cargo do autor.
  2. A indicação de autoria de citação com mais de três autores pode ser reduzida no texto com a expressão et al. (com uso de itálico), ainda que na referência constem todos os autores. Ex: No texto: (Araújo; Magnus; Selbach; Debastiani; Handke, 2021), ou (Araújo et al., 2021).
  3. As referências bibliográficas utilizadas devem ser citadas ao final dos textos, listadas primeiro em ordem alfabética e em seguida por ordem numérica das publicações de um mesmo autor/a, obedecendo aos seguintes critérios:

Livro: SOBRENOME, Nome. Título em negrito, seguido de subtítulo (caso houver). Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.

Capítulo em coletânea: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo, In: SOBRENOME, Nome (abreviado ou não – seguir um padrão) do (s) organizador(es) (orgs.). Título da coletânea em negrito. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico em negrito, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, ano.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. Título da dissertação/tese em negrito. Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado) em [indicação da área do conhecimento]. Local: Instituição em que foi apresentada, ano.

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome. Título. Nome da revista ou outra fonte em negrito. Disponível em: Indicação da URL. Acesso em: data de acesso, ano.

Legislação: LEGISLAÇÃO ou ENTIDADE, epígrafe ou ementa conforme a publicação em negrito, dados da publicação.

Ex: BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 de jan. 2017.

Obs: de acordo com a atualização da ABNT (NBR 10520/2023), atualizada em 19.07.23, todos os arquivos retirados de meio eletrônico são obrigados a destacar o sistema “disponível em: /acesso em:”.

Ex: Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/11600/1/Tese_LeitorVeraItinerario.pdf. Acesso em: 27 de jul. 2021.

Não é requerido mais o hiperlink entre os sinais “< >”. Outro indicativo é a opção pela utilização de encurtadores de hiperlinks, desde que haja padronização na lista de referências, sendo facultativo seu uso, mas obrigatória a padronização.

  1. As submissões deverão estar de acordo com as normas da revista, caso contrário as mesmas poderão ser devolvidas aos autores para correções antes mesmo de ser encaminhada para o parecer.
  2. Cabe exclusivamente aos autores a revisão ortográfica e gramatical dos textos enviados à Revista Científica Sigma desde a sua primeira submissão.

 

Diretrizes para o registro de conflito de interesses

O conflito de interesses é quando autor, editor ou parecerista tem interesse divergente ou conflitante em que pode ocorrer algum tipo de prejuízo de uma avaliação imparcial do texto a ser analisado. Tais conflitos podem ser originados por divergências de ordem pessoal, política, acadêmica, religiosa, financeira, entre outras.

Assim, cabem às partes envolvidas o registro de qualquer conflito de interesses, também como a sua justificativa, no respectivo campo do sistema da revista Sigma.

  1. Autores: informar na submissão do texto se há algum conflito de interesses. Caso não haja, deve-se preencher o campo informando que não há conflito de interesses.
  2. Editores: repassar a edição do texto para outro editor, visando a lisura do processo, justificando a necessidade de troca.
  3. Pareceristas: há dois caminhos: assegurar que conseguirá realizar um parecer imparcial e objetivo, entretanto, justificando quais são os conflitos de interesses em relação ao trabalho e sua autoria; caso compreenda que haja conflito de interesses e não consiga assegurar a condição anterior, o mesmo deve recusar a realização do parecer explicando os motivos.

 

Dúvidas

Dúvidas sobre o processo de submissão ou de avaliação de artigos podem ser elucidadas mediante encaminhamento de mensagem para e-mail: sigma@iesap.edu.br

Edição Especial

Oportunamente, a Revista Científica Sigma poderá vir a publicar número decorrente de evento promovido pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá, a exemplo do Evento Científico Interdisciplinar (EVINTER).

ST: Dossiê – O ensino das Ciências Sociais na sala de aula: desafios para pensar e compor materiais didáticos

Seção sob a responsabilidade do Editor, que expressa a opinião da revista

ST: Dossiê - Leitura e escrita nos espaços escolar e universitário

Seção sob a responsabilidade do Editor, que expressa a opinião da revista

ST: Dossiê - Línguas de Sinais: acessibilidade, emergência e práticas pedagógicas inclusivas

Seção sob a responsabilidade do Editor, que expressa a opinião da revista

ST: Dossiê - Histórias, culturas e linguagens amazônicas

Seção sob a responsabilidade do Editor, que expressa a opinião da revista

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