About the Journal
Foco e Escopo
A Revista Científica Sigma é uma revista eletrônica multidisciplinar, de acesso livre, mantida pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP), sendo esse um dos mais tradicionais centros universitários de ensino do Estado. Publica trabalhos inéditos, em especial nas áreas de Ciências Humanas e de Linguística, Letras e Artes, em consonância com os cursos de Letras, Pedagogia e Música ofertados pela IES, na Graduação e na Pós-Graduação (Lato sensu). Seu objetivo é possibilitar a divulgação de colaborações inéditas de textos científicos nos campos do Ensino, dos estudos acerca da Língua e/ou da Literatura, bem como da Expressão musical, podendo vincular-se aos seguintes eixos:
- Estudos culturais e de gênero
- Literatura, memórias e identidades
- Literatura, ensino e leitura literária
- Literatura: interpretação, circulação e recepção
- Literatura brasileira
- Literatura inglesa
- Literatura francesa
- Literatura espanhola
- Literatura africana
- Literatura portuguesa
- Literatura indígena
- Análise, descrição e documentação das línguas naturais
- Ensino-aprendizagem de línguas e culturas: modelos e ações
- Estudos de literatura comparada
- Poéticas da subjetividade
- Tradição de modernidade
- Estudos clássicos
- Estudos medievais
- Tradução, língua, literatura e cultura
- Literatura e erotismos
- Estudos epistolares e correspondências literárias
- Estudos semióticos
- Música, educação e diversidade
- Poéticas da criação musical
- Práticas interpretativas e seus processos reflexivos
- Práticas, processos e reflexões em pedagogias da música
- Processo de formação do professor de Música: o licenciado que se pesquisa
- Perspectivas sobre análise e teoria musical na contemporaneidade
- Música – Pedagogia – formação humana: encontros em modos de ser do professor no ensino superior
- História da Educação
- Metodologias ativas na educação
- Políticas educacionais
- Educação, currículo e cultura
- Educação quilombola, ribeirinha, e saberes tradicionais com aplicabilidade para o trabalho pedagógico
- Ensino de educação ambiental
- Uso de ferramentas digitais no ensino
- História da educação e da pedagogia na amazônia oitocentista
- Educação especial e inclusiva
- Os desafios do processo ensino-aprendizagem
- Formação de professores e Educação Infantil
- Gênero na educação: feminismos e decolonialidade
- Educação infantil na amazônia amapaense
- Currículo na perspectiva cultural
- Gestão escolar, pedagogia em contexto não escolar e didática
- Sociologia e Filosofia da Educação
- Educação, mundo do trabalho e ensino superior
Processo de Avaliação pelos Pares
A Editoria e/ou a Comissão Editorial encaminha os trabalhos aos membros do Conselho Editorial cujos críterios formais de submissão tenham sido inicialmente atendidos. O Conselho, por sua vez, indica, pelo menos, dois pareceristas entre eles ou entre consultores da comunidade acadêmica/científica especializados na temática.
A leitura cega do conteúdo pelos pares privilegia o anonimato dos autores e dos pareceristas com o objetivo de garantir a recomendação de publicação a mais imparcial possível, baseando-se sobretudo na mensuração da qualidade do texto avaliado. Realizada a avaliação, a Editoria e/ou a Comissão entra em contato com o autor, encaminhando a decisão.
Em caso de aceite para publicação, o autor deve proceder eventuais ajustes, a partir das recomendações dos pareceristas, enviando as versões seguintes dentro do prazo hábil para continuidade do cronograma. A aceitação final para publicação do texto fica condicionada à efetivação dos ajustes e à averiguação final, pela Editoria e/ou Comissão Editorial, do cumprimento integral das normas, das recomendações e dos processos de avaliação emitidos pela Revista Científica Sigma.
Periodicidade
A revista tem periodicidade semestral, com possibilidade de edição em fluxo contínuo. A publicação é prevista, a cada ano, para primavera e outono, em dois números semestrais regulares.
Os artigos aparecem eletronicamente no site assim que os processos de revisão e de diagramação estiverem terminados.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.