Estratégias de leitura para a identificação da sequência argumentativa de um editorial

Autores

Palavras-chave:

Editorial, Estratégias de leitura, Gêneros textuais, Sequência argumentativa

Resumo

O objetivo deste trabalho é argumentar que a utilização de estratégias de leitura pode contribuir para a identificação da sequência argumentativa de editoriais. A fundamentação teórica foi baseada nos seguintes autores: Koch; Elias (2006); Solé (1998); Marcuschi (2002); Bakhtin (2003); Dias et al (2001); Bräkling (2000); Goldstein, Louzada e Ivamoto (2009); Bronckart (1999); Cavalcante (2012). A metodologia adotada consistiu na seleção de um editorial sobre um tema relevante e na elaboração de um questionário composto por duas perguntas de múltipla escolha referentes à tese e aos argumentos presentes no texto. O questionário foi respondido por duas turmas. Apenas uma delas foi orientada a aplicar estratégias de leitura para responder o questionário. Os resultados indicam que a utilização de estratégias de leitura pode efetivamente contribuir para a identificação adequada da sequência textual argumentativa.

Biografia do Autor

Erica Reviglio Iliovitz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Referências

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Publicado

26.12.2023

Edição

Seção

ST: Dossiê - Leitura e escrita nos espaços escolar e universitário