A interferência da oralidade no processo de escrita: uma análise da produção textual dos alunos do ensino médio da EJA em uma escola da rede municipal de Belém/PA

Autores

  • Jorge Haber Resque Centro Universitário FIBRA - UNIFIBRA

Palavras-chave:

Escrita, Oralidade, Sociolinguística

Resumo

A presente pesquisa apresenta uma síntese do trabalho de conclusão do curso, com o tema: a  influência da oralidade no processo da escrita, a partir da produção textual de alunos do ensino médio do (CEEJA) Centro de Educação de jovens e Adultos, localizada em Belém/PA. Com o objetivo de analisar como a oralidade pode influenciar no momento da escrita. Com base nas análises  que fizemos, identificamos palavras cuja grafia não atendem a norma padrão da Língua Portuguesa. Esse fato indica a importância de que a sociolinguística esteja pautando o trabalho escolar com a linguagem,  não para rotular ou estigmatizar o aluno, mas ajudá-lo a lidar com os possíveis desvios linguísticos da língua materna, visto que hoje muitos discentes trazem características próprias da fala para a escrita. A finalidade deste trabalho não é mostrar a linguagem correta ou incoreta, mas sim, o que buscamos nesta pesquisa é entender as causas dessas marcas da oralidade no processo da escrita.

Biografia do Autor

Jorge Haber Resque, Centro Universitário FIBRA - UNIFIBRA

Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia - UNAMA

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Publicado

26.12.2023

Edição

Seção

ST: Dossiê - Leitura e escrita nos espaços escolar e universitário