A interferência da oralidade no processo de escrita: uma análise da produção textual dos alunos do ensino médio da EJA em uma escola da rede municipal de Belém/PA
Palavras-chave:
Escrita, Oralidade, SociolinguísticaResumo
A presente pesquisa apresenta uma síntese do trabalho de conclusão do curso, com o tema: a influência da oralidade no processo da escrita, a partir da produção textual de alunos do ensino médio do (CEEJA) Centro de Educação de jovens e Adultos, localizada em Belém/PA. Com o objetivo de analisar como a oralidade pode influenciar no momento da escrita. Com base nas análises que fizemos, identificamos palavras cuja grafia não atendem a norma padrão da Língua Portuguesa. Esse fato indica a importância de que a sociolinguística esteja pautando o trabalho escolar com a linguagem, não para rotular ou estigmatizar o aluno, mas ajudá-lo a lidar com os possíveis desvios linguísticos da língua materna, visto que hoje muitos discentes trazem características próprias da fala para a escrita. A finalidade deste trabalho não é mostrar a linguagem correta ou incoreta, mas sim, o que buscamos nesta pesquisa é entender as causas dessas marcas da oralidade no processo da escrita.
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