Tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Edilene Almeida da Silva Instituto Federal do Maranhão - IFMA
  • Silmara Cristina Silva de Aquino Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Carine Almeida Miranda Bezerra Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Diego Carvalho Viana Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL https://orcid.org/0000-0002-3302-9892

Resumo

O uso da tecnologia em sala de aula tem proporcionado novos caminhos na prática docente, tornando o processo de aprendizagem dos alunos mais prazeroso e desafiante, o que pode resultar em ótimos desempenhos acadêmicos. Este artigo tem como objetivo descrever o panorama atual do uso das tecnologias educacionais. Com os resultados obtidos em uma escola privada de educação básica na cidade de Ilha Grande/PI apontam que o apontam que o avanço em relação à aprendizagem é lento, porém, a respeito das tecnologias, embora a maioria das escolas do município não estejam contempladas com internet e equipamentos tecnológicos, o número de docentes que as utilizam ainda é insatisfatório. As observações realizadas neste trabalho sugerem a necessidade de um olhar mais atento para a formação dos profissionais da educação as novas tecnologias. É importante que existam políticas públicas que ofereçam condições e formações adquadas para adaptar o docente a tal realidade.

Biografia do Autor

Edilene Almeida da Silva, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Especialista em Gestão Educacional e Escolar pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Silmara Cristina Silva de Aquino, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Graduada em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Carine Almeida Miranda Bezerra, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestra em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Diego Carvalho Viana, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Doutor em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo - USP

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Senado Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 21 de jun. 2023

CARVALHO, C. R. Formação docente para o uso das tecnologias móveis na escola: Em busca de novas propostas formativas. Horizontes – Revista de Educação, v. 6, n. 12, p. 154-168, 2018.

DIEDRICH, S. M.; VALÉRIO, P. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua e suas implicações. Revista Eletrônica de Linguística, v. 6, n. 2, p. 1-10, 2012.

DIAS, A. O.; DIAS, F. A. O.; FERREIRA, H. S. A Tecnologia nas aulas de língua portuguesa. Revista Expressão Católica, v. 6, n. 1, p. 11-18, 2018.

FELICIANO, L. A. S. O uso do whatsapp como ferramenta pedagógica. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. Disponível em: http://www.eng2016.agb.org.br/resources/anais/7/1467587766_ARQUIVO_ArtigoA GB.pdf. Acesso: em: 21 de jun. 2023.

FERREIRA, Carlos Augusto Lima. Dossiê. Pesquisa quantitativa e qualitativa: Perspectivas para o campo da educação 2015. Revista Mosaico, v. 8, n. 2, p. 173- 182, jul./dez. 2015.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. – Campinas, SP. Papirus, 2012.

MARTINS, O. B.; MASCHIO, E. C. F. As Tecnologias digitais na escola e a formação docente: Representações, Apropriações e práticas digital. Actualidades Investigativas en Educación, v. 14, n. 3, p. 1-21, 2014.

MARCONI, M, A; LAKATOS, E, M. Fundamentos de Metodologia Científica. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india. Acesso em: 30 de jun. 2023.

PINTO FILHO, J. M.; COELHO, R. P.; PACHECO, P. R.; VIANA, D.C. A interdisciplinaridade para o currículo do ensino médio integrado. Revista UNI, v. 1, p. 133 - 153, 2022.

RODRIGUES, A. C. L. Uso das tecnologias na escola. Revista de Educação Popular, v. 18, n. 2, p. 252-269, 15 de out. 2019.

SOUZA, Affonso, Souza, Flávia. Uso da Plataforma Google Classroom como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem: relato de aplicação no ensino médio Centro de Ciências Aplicadas e Educação - Universidade Federal da Paraíba – (UFPB) – Rio Tinto, PB – Brasil.

SILVA, I. D. C. S.; SILVA PRATES, T.; RIBEIRO, L. F. S. As Novas Tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Revista Em Debate, v. 16, p. 107-123, 2016.

SOUZA. A. S.; OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A. A Pesquisa Bibliográfica: Princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 64-83, 2021.

Downloads

Publicado

26.12.2023

Edição

Seção

ST: Dossiê - Leitura e escrita nos espaços escolar e universitário