Tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem
Resumo
O uso da tecnologia em sala de aula tem proporcionado novos caminhos na prática docente, tornando o processo de aprendizagem dos alunos mais prazeroso e desafiante, o que pode resultar em ótimos desempenhos acadêmicos. Este artigo tem como objetivo descrever o panorama atual do uso das tecnologias educacionais. Com os resultados obtidos em uma escola privada de educação básica na cidade de Ilha Grande/PI apontam que o apontam que o avanço em relação à aprendizagem é lento, porém, a respeito das tecnologias, embora a maioria das escolas do município não estejam contempladas com internet e equipamentos tecnológicos, o número de docentes que as utilizam ainda é insatisfatório. As observações realizadas neste trabalho sugerem a necessidade de um olhar mais atento para a formação dos profissionais da educação as novas tecnologias. É importante que existam políticas públicas que ofereçam condições e formações adquadas para adaptar o docente a tal realidade.
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Senado Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 21 de jun. 2023
CARVALHO, C. R. Formação docente para o uso das tecnologias móveis na escola: Em busca de novas propostas formativas. Horizontes – Revista de Educação, v. 6, n. 12, p. 154-168, 2018.
DIEDRICH, S. M.; VALÉRIO, P. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua e suas implicações. Revista Eletrônica de Linguística, v. 6, n. 2, p. 1-10, 2012.
DIAS, A. O.; DIAS, F. A. O.; FERREIRA, H. S. A Tecnologia nas aulas de língua portuguesa. Revista Expressão Católica, v. 6, n. 1, p. 11-18, 2018.
FELICIANO, L. A. S. O uso do whatsapp como ferramenta pedagógica. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. Disponível em: http://www.eng2016.agb.org.br/resources/anais/7/1467587766_ARQUIVO_ArtigoA GB.pdf. Acesso: em: 21 de jun. 2023.
FERREIRA, Carlos Augusto Lima. Dossiê. Pesquisa quantitativa e qualitativa: Perspectivas para o campo da educação 2015. Revista Mosaico, v. 8, n. 2, p. 173- 182, jul./dez. 2015.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. – Campinas, SP. Papirus, 2012.
MARTINS, O. B.; MASCHIO, E. C. F. As Tecnologias digitais na escola e a formação docente: Representações, Apropriações e práticas digital. Actualidades Investigativas en Educación, v. 14, n. 3, p. 1-21, 2014.
MARCONI, M, A; LAKATOS, E, M. Fundamentos de Metodologia Científica. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india. Acesso em: 30 de jun. 2023.
PINTO FILHO, J. M.; COELHO, R. P.; PACHECO, P. R.; VIANA, D.C. A interdisciplinaridade para o currículo do ensino médio integrado. Revista UNI, v. 1, p. 133 - 153, 2022.
RODRIGUES, A. C. L. Uso das tecnologias na escola. Revista de Educação Popular, v. 18, n. 2, p. 252-269, 15 de out. 2019.
SOUZA, Affonso, Souza, Flávia. Uso da Plataforma Google Classroom como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem: relato de aplicação no ensino médio Centro de Ciências Aplicadas e Educação - Universidade Federal da Paraíba – (UFPB) – Rio Tinto, PB – Brasil.
SILVA, I. D. C. S.; SILVA PRATES, T.; RIBEIRO, L. F. S. As Novas Tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Revista Em Debate, v. 16, p. 107-123, 2016.
SOUZA. A. S.; OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A. A Pesquisa Bibliográfica: Princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 64-83, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica Sigma
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.