Acessibilidade para surdos em bibliotecas bilíngues: LIBRAS/Português

Autores

  • Andréa dos Guimarães de Carvalho Universidade Federal de Goiás - UFG

Palavras-chave:

Acessibilidade, Surdos, Literatura, Bibliotecas Universitárias

Resumo

A leitura, em geral, proporciona melhor entendimento, aprendizado e conhecimentos essenciais que contribuem para a formação de estudantes surdos no período da graduação. Com isso, o objetivo desta pesquisa é observar as ações desenvolvidas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), da Universidade Federal de Goiás - UFG voltadas para atender as necessidades linguísticas e de acessibilidade, articuladas a questões bilíngues, desse público. Grossi (2008), Cosson (2014) dentre outros sustentaram as discussões deste artigo. Na metodologia, foram aplicados questionários aos servidores das bibliotecas e para alguns surdos que as frequentavam a fim de compreender como as unidades executavam o atendimento dos usuários surdos, e quais as ações de acessibilidade eram desenvolvidas. Os resultados destacaram que as bibliotecas e seus servidores desejam ser mais acessíveis, porém, falta qualificação LIBRAS e motivação para promoverem ações mensais bilíngues.

Biografia do Autor

Andréa dos Guimarães de Carvalho, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília - UnB

Referências

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Publicado

27.12.2022

Edição

Seção

ST: Dossiê - Línguas de Sinais: acessibilidade, emergência e práticas pedagógicas inclusivas