Reflexões acerca do direito à leitura: apresentação de projeto de pesquisa no ambiente escolar

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Direito, Agenda 2030, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto Direito à Leitura como parte de um processo de formação dos estudantes e profissionais. Para fundamentar a proposta, analisamos o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número quatro, que está intrinsecamente relacionado à educação, e que pretende garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Logo, o conceito de leitura se fundamenta como um recurso do qual não podemos prescindir para alcançar este objetivo. A hipótese de partida se fundamenta no direito à leitura como parte integral do desenvolvimento individual, social e cultural. Com este propósito, se pretende estudar sobre o direito à leitura, a relação entre a leitura e o ensino, um breve panorama acerca da leitura no Brasil e as relações intrínsecas entre a leitura e o desenvolvimento sustentável para uma sociedade mais crítica. Para concluir, destacamos nosso compromisso com o desenvolvimento deste projeto de pesquisa e os motivos que nos levam a investigar como a leitura é incentivada e praticada nas escolas.

Biografia do Autor

Claudia Maria Costa Dias, Universidad Internacional de La Rioja - UNIR

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Alicante (Espanha)

Inês Staub Araldi, Centro Universitário Facvest - UNIFACVEST

Doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Soeli Zembruski, Centro Universitário Facvest - UNIFACVEST

Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Referências

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Publicado

26.12.2023

Edição

Seção

ST: Dossiê - Leitura e escrita nos espaços escolar e universitário