O letramento literário como uma proposta humanizadora na educação de jovens e adultos: a literatura clariciana toma conta da sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Letramento literário, Proposta de sequência didática, Clarice Lispector, Pedagogia emancipadora

Resumo

O presente trabalho visa a apresentar uma proposta dialógica e humanizadora de trabalho com alunos inseridos na Educação de Jovens e Adultos – EJA no Brasil, a partir do Letramento literário. Elegeram-se, para este pleito, algumas obras de caráter juvenil da escritora brasileira Clarice Lispector (1920-1977), quais sejam: O mistério do coelho pensante (1967); A Mulher que matou os peixes (1968); A vida íntima de Laura (1974); Quase de verdade (1978) e Como nasceram as estrelas (1987). Para tanto, contextualizaremos a importância do letramento literário para esta fase da educação brasileira, ressaltando a importância da leitura fluida e da compreensão integral dos textos como elementos fundamentais para a humanização pedagógica no trabalho com jovens e adultos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e de uma pesquisa eminentemente bibliográfica, a qual poderá desdobrar-se em um projeto de ensino aplicado ao EJA.

Biografia do Autor

Márcia Denise da Rocha Collinge, Instituto Federal do Pará - IFPA

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará, com período sanduíche na Yale University (UFPA/Yale University)

 

Maria da Luz Lima Sales, Instituto Federal do Pará - IFPA

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (Portugal)

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Publicado

26.12.2023

Edição

Seção

ST: Dossiê - Leitura e escrita nos espaços escolar e universitário