Subvertendo o ensino de língua materna: uma experiência de leitura literária e escrita de contos e crônicas em uma turma de 7º ano

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Língua Materna, Formação de leitores, Conto, Crônica

Resumo

As competências de leitura e de escrita são dois dos maiores desafios enfrentados pelos professores de língua materna. Isso se deve, em grande medida, a uma abordagem da leitura literária, em sala de aula, por meio de recortes para se estudar a gramática normativa, comprometendo, assim, tanto a aprendizagem e o domínio das regras gramaticais, quanto a formação leitora dos alunos. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de um projeto de leitura e escrita de contos e crônicas em uma turma de 7º ano de uma escola pública de Marabá/PA. A metodologia aqui adotada foi de abordagem qualitativa. Nosso aporte teórico conta com as discussões de Antunes (2003, 2009), Koch (1997, 2012, 2022), Simon (2011), Terra; Pacheco (2019), entre outros. Os resultados indicam que, quando abordada de forma eficaz, a leitura literária possibilita momentos de fruição, muitas reflexões e debates, além de reverberar positivamente na escrita dos educandos.

Biografia do Autor

Franklin Yago de Souza Hipolito, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Graduado em Letras/Português pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Daniela de Oliveira Almeida, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Luanna de Souza Caires Zambom, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Nilsa Brito Ribeiro, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Referências

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. Parábola, 2009.

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

HOOKS, Bell et al. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

KOCH, I. G. V. Interferências da oralidade na aquisição da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 30, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639269. Acesso em: 31 de out. 2023.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10. Ed., São Paulo: Contexto, 2022.

SIMON, Luiz Carlos. Duas ou três páginas despretensiosas: a crônica, Rubem Braga e outros cronistas. Londrina: Eduel, 2011.

TERRA, Ernani; PACHECO, Jessyca. O conto na sala de aula. Revista Metalinguagens, v. 5, n. 2, p. 33-45, jul. 2019. Disponível em: https://metalinguagens.spo.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens/article/download/455/406. Acesso em: 31 de out. 2023.

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Publicado

26.12.2023

Edição

Seção

ST: Dossiê - Leitura e escrita nos espaços escolar e universitário