Um olhar sobre a avaliação da coerência textual do gênero redação do ENEM

Autores

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Redação do ENEM, Coerência textual, Fatores de coerência

Resumo

Este artigo objetiva analisar textos do gênero redação do ENEM, a fim de tecer avaliações sobre a coerência textual. Para isso, realizou-se uma investigação dividida em três etapas: minicurso, produção e tratamento dos dados. A primeira foi a oferta de um minicurso de redação do ENEM aos alunos da rede pública de Marabá, a fim de discutir o gênero em questão. Em seguida, os alunos produziram textos dissertativos-argumentativos do gênero selecionado para serem tratados na próxima etapa, que avaliou, a luz de Koch e Travaglia (2018) os aspectos e fatores de coerência dentro dos textos dos alunos. Estes critérios foram definidos após o levantamento bibliográfico, o qual apontou caminhos para realizar tais procedimentos. Dessa forma, conclui-se que o texto é uma unidade e que, para produzir sentido, é necessária a mobilização de vários elementos.

Biografia do Autor

Renan Lucas Israel Nascimento da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Especialista em Linguística e Formação de Leitores pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Maysa de Pádua Teixeira Paulinelli, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG

Referências

AANTUNES, I. A coesão e a coerência. In: Lutar com palavras: Coesão e coerência. 5. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p. 174-186.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Editora Porto, 1994.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no ENEM 2020: cartilha do participante. Brasília, DF: INEP, 2020.

GONÇALVES, F.; DIAS, M. Coerência Textual: Um Estudo com Jovens e Adultos. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, 2003, p. 29-40. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/i/2003.v16n1/. Acesso em: 02 fev. 2022.

HOLANDA, F. A. B. Minidicionário da Língua Portuguesa: Aurélio. São Paulo: Melhoramentos, 2009.

KOCH, L. L.; FÁVERO, I. G. V. Linguística textual: Introdução. São Paulo: Cortez, 1991.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: Como é e como se faz. Série Debates 1. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1983.

POSSENTI, S. Argumentação. In: GARCEZ, L. H. C; CORRÊA, V. R (Orgs.). Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017, p. 109-116.

Downloads

Publicado

26.12.2023

Edição

Seção

ST: Dossiê - Leitura e escrita nos espaços escolar e universitário