Origens da gamificação e a aplicabilidade no ensino de História: uma experiência na amazônia amapaense

Autores

  • Neliane Alves de Freitas Instituto Federal do Amapá - IFAP https://orcid.org/0000-0001-6663-5533
  • Ederson Wilcker Figueiredo Leite Instituto Federal do Amapá - IFAP

Palavras-chave:

Gamificação, História, Aprendizagem baseada em jogos

Resumo

A gamificação é uma metodologia ativa que está se tornando mais prevalente ou mais comum como prática pedagógica no âmbito educacional por utilizar mecanismos dos jogos digitais que fazem parte do cotidiano dos estudantes. Com base no exposto o presente artigo tem como objetivo apresentar a origem e definição da gamificação, bem como a percepção dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais de uma escola pública sobre sua experiência utilizando a gamificação na disciplina de História. Para alcançar os resultados realizou-se a abordagem qualitativa do tipo pesquisa de campo. Dentre os resultados obtidos através da aplicação de questionário, observou-se que durante a prática pedagógica gamificada os estudantes tiveram um bom comportamento e sentiram-se motivados para cumprir sua missão no contexto da atividade desenvolvida.

Biografia do Autor

Neliane Alves de Freitas, Instituto Federal do Amapá - IFAP

Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Amapá - IFAP 

Ederson Wilcker Figueiredo Leite, Instituto Federal do Amapá - IFAP

Mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRJ

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Publicado

26.12.2023

Edição

Seção

ST: Dossiê - Leitura e escrita nos espaços escolar e universitário