Atividades de Língua Portuguesa no livro didático: uma abordagem funcionalista

Autores

Palavras-chave:

Ensino. Funcionalismo. Gramática. Livro didático.

Resumo

A partir de uma análise bibliográfica e interpretativista, embasamos nossa pesquisa em Tartaglia (2018), Martelotta (2012) e Travaglia (2002), no tocante ao ensino de gramática e a perspectiva funcionalista. A pesquisa é bibliográfica e de base qualitativa, sendo que nossas discussões pautam-se no que nos apresenta os PCNs e a BNCC, no que diz respeito ao ensino da Língua Portuguesa e a partir da premissa de que a(s) perspectiva(s) teórica(s) que justifica(m) a elaboração dos materiais didáticos em uso impactam diretamente na prática docente e na aprendizagem dos alunos. Ao final de nossas análises, percebemos que mesmo a abordagem funcionalista estando presente em algumas questões das atividades de língua portuguesa do livro didático em estudo, a prática prescritiva do ensino de gramática ainda acontece de forma imperante.

Biografia do Autor

Fabíola Jerônimo Duarte, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestra em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Henrique Miguel de Lima Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Francisco André Filho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Especialista em Língua, Linguagem e Literatura pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2021.

BARBOSA, D. A. S.; LIMA, F. R. Ensino de gramática na educação básica: um olhar reflexivo sobre as abordagens metodológicas em sala de aula. Cadernos Cajuína, v. 6, n. 3, p. 258-270, 2021.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

CUNHA, Maria Angélica, F. Funcionalismo. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012, p. 157-176.

FARACO, C. E.; MOURA, F. M.; MARUXO, J. H. Práticas de língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2020.

FURTADO DA CUNHA, M. A; TAVARES, M. A. Linguística funcional e ensino de gramática. Em: FURTADO DA CUNHA, M. A.; TAVARES, M. A. (Orgs.). Funcionalismo e ensino de gramática. Natal: EDUFRN, 2016. p. 12-58.

MARTELOTA, M.E. Funções da linguagem. In: MARTELOTTA, M. E. Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2012.

OLIVEIRA, Mariangela Rios de; CEZARIO, Maria Maura. PCN à luz do funcionalismo linguístico. Linguagem & Ensino, v. 10, n. 1, p. 87-108, jan-jun. 2007.

SOARES, N. L.; DUARTE, M. M.; HOLANDA, K. A. Estruturalismo, gerativismo e funcionalismo: novas perspectivas para o ensino de gramática da língua portuguesa na escola. In: Congresso Nacional de Estudos da Linguagem, v. 4., 2020, Anais [...]. Goiás, Universidade Estadual de Goiás, 2019.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

TRAVAGLIA, L. C. Um estudo textual-discursivo do verbo no português do Brasil. 1991, 2 v. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 1991.

VIEIRA, F. E. Tradição gramatical: história, epistemologia e ensino. In: VIEIRA, F. E.; BAGNO, M. (Orgs.). História das línguas, histórias da linguística: homenagem a Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Parábola Editorial, 2020. p. 85-124.

Downloads

Publicado

30.06.2023

Edição

Seção

Temática Livre