História Urbana na Amazônia em perspectivas

Autores

  • Alanna Aquemi Santiago Saito Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Palavras-chave:

História Urbana, Amazônia, Cidades

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre os estudos sobre história urbana e/ou história das cidades na Amazônia. Para tanto, primeiramente, falaremos sobre as tendências relacionadas a essa temática a nível internacional e nacional para em seguida analisar se as pesquisas seguem as mesmas tendências e métodos ou se possuem particularidades e métodos próprios. Assim, verificamos que os primeiros estudos seguiram modelos clássicos inspirados em modelos já existentes, ou seja, levaram em consideração as questões políticas e econômicas e as relações natureza/cidade. Entretanto, estudos mais recentes romperam com esses modelos tradicionalistas de entender o urbano e as cidades, levando em consideração os diferentes sujeitos históricos existentes na Amazônia e suas manifestações culturais. Dessa maneira, entendemos que o processo de urbanização nas cidades amazônicas possui características próprias e que por isso as metodologias de análise desses processos podem e devem ser diferenciadas.

Referências

AMARAL LAPA, José Roberto do. A Cidade: O canto e os antros – Campinas 1850-1900. São Paulo: Edusp 1996.

BRESCIANNI, Maria Stella Martins. História e historiografia das cidades, um Percurso. In: FREITAS, Marcos César de (Org.). Historiografia Brasileira em Perspectiva. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

BURKE, Peter. A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992.

CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia da Letras, 1987.

CASTRO, Edna. Urbanização, pluralidades e singularidades das cidades amazônicas. In: CASTRO, Edna (Org.). Cidades da floresta. São Paulo: Annablume, 2008.

HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LOBATO CORRÊA. Roberto. A periodização da Amazônia. Revista Brasileira de geografia. Rio de janeiro, IBGE, 1939.

NAKANO, Kazuo. São Gabriel da Cachoeira: planejamento e gestão de territorialidades imbricadas. In: CASTRO, Edna (Org.). Cidades da floresta. São Paulo: Annablume, 2008.

NEEDELL, Jeffrey. Belle Époque Tropical: sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. São. Paulo: Companhia das Letras, 1993.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, n. 10. São Paulo, dez. 1993.

PRADO Jr., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo, Editora Brasiliense, 1994.

RAGO, Margareth. A nova historiografia brasileira. Porto Alegre, 1999.

RAMINELLI, Ronald. História Urbana. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da História: Ensaios de Teoria e metodologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2011.

REIS, José Carlos. Escola dos Annales: a inovação em história. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

SARGES, Maria de Nazaré. Belém: riquezas Produzindo a Belle Époque 1870-1912. Belém: Paka-tatu, 2002.

SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.

VICENTINI, Yara. Cidade e história na Amazônia. Curitiba: Ed. UFPR, 2004.

Downloads

Publicado

15.05.2022

Edição

Seção

ST: Dossiê - Histórias, culturas e linguagens amazônicas