Repensando o ensino de Língua Portuguesa/Literatura: uma proposta didático-pedagógica de como explorar a inferência no gênero textual Tirinhas em quadrinhos

Autores

Palavras-chave:

Direito à leitura literária, Inferência, Tirinhas em quadrinhos

Resumo

Alicerçado teórico-metodologicamente em revisão de literatura, considerando-se o Ensino de Língua Portuguesa, a presente pesquisa, dividida em três seções, tem por objetivo geral apresentar uma proposta didático-pedagógica de como trabalhar o gênero textual tirinhas em quadrinhos com vistas à ampliação do repertório literário, baseando-se especificamente na ideia de inferenciação. Especificamente, o estudo objetiva-se, a princípio, refletir sobre o direito à leitura literária e à ampliação desta, sobremaneira na ambiência escolar; delinear questões (conceito, história e linguagem) vinculadas ao gênero textual tirinhas em quadrinhos; pontuar a inferenciação e a importância do trabalho desta em relação aos alunos (com base no documento parametrizador da BNCC), para, por fim, propor recomendações de trabalho com o gênero tirinhas em quadrinhos – para tanto, utilizamo-nos de uma tirinha, Armandinho, de Alexandre Beck.

Biografia do Autor

Rafael Curty Ribeiro, Universidade Federal Fluminense - UFF

Especialista em Literatura Africana, Indígena e Latina pela União Brasileira de Faculdades - UniBF

José Ignacio Ribeiro Marinho, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Professor de Português na Prefeitura Municipal de Cambuci/RJ e de Itaperuna/RJ

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Publicado

31.12.2024

Edição

Seção

ST: Dossiê - XVI EVINTER / Temática Livre