Prorrogação de prazo para submissão de artigo destinado ao Dossiê – O ensino das Ciências Sociais na sala de aula: desafios para pensar e compor materiais didáticos

01.04.2024

O prazo para recebimento de artigo a ser publicado pela Revista Científica Sigma (ISSN 1980-0207), do Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP), disponível em https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma, a partir do Dossiê - O ensino das Ciências Sociais na sala de aula: desafios para pensar e compor materiais didáticos foi estendido até 15 de abril de 2024.

Revista Científica Sigma (ISSN 1980-0207), mantida pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP), disponível em: https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma, convida a comunidade acadêmica a submeter artigo para eventual publicação mediante chamada de Dossiê intitulado O ensino das Ciências Sociais na sala de aula: desafios para pensar e compor materiais didáticosem edição coorganizada pelo Prof. Dr. Carlos Daniel Paz, da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN - Argentina), ao lado da Profª. Drª. Juliana Aparecida Camilo da Silva, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Destaca-se ainda o recebimento de texto de temática livre, a compor seção vária que integrará o referido número.

O ensino das Ciências Sociais na sala de aula é um grande desafio. Os professores dessa área de atuação trabalham com um objeto vivo, pulsante e em constante transformação, ou seja, a humanidade, a vida social e suas intensas relações. Atualmente, estamos vivenciando uma dessas grandes mudanças e em velocidade intensa, a era digital, as mídias sociais e a inserção dessas tecnologias vieram para modificar nossa existência em todos os âmbitos. Nesse contexto, o docente precisa se reconfigurar, adequar, repensar suas atuações constantemente, pois a prática pedagógica necessita acompanhar essas modificações. Assim, surgem algumas indagações, como por exemplo: o livro didático se tornará obsoleto? Ou ainda, como produzir materiais que façam sentido para os discentes? Desse modo, o desafio é duplo, pois recai na produção de materiais didáticos dinâmicos e instigadores, que permitam aos alunos poderem conhecer de modo crítico os processos referidos nesses livros, assim como, em segundo lugar, a possibilidade de internalizar as categorias apresentadas nestes textos e utilizarem de maneira empírica. Nesse sentido, o material didático, não deve ser um suporte ilustrativo na sala de aula; pois ele não se trata de uma linguagem sem capacidade de fala, pelo contrário, ele é um recurso metodológico, que permite ao professor apresentar a maior quantidade de conexões, segundo a proposta de Deleuze e Guattari [1995 (2019)], para apresentar um fato, ou um processo, abordado pelas Ciências Sociais, da forma mais abrangente possível. Um exercício multidisciplinar que coloque o seu interesse nas múltiplas perspectivas que moram na sociedade, permitindo assim, por exemplo, voltar sobre os conflitos sociais ou bem sobre interações no mundo natural que logo geram um impacto sobre a vida dos homens. Por isso, o objetivo do Dossiê é convocar artigos que discutam a necessidade de repensar e reformular o material didático a partir das inquietações próprias dos alunos e da sociedade, considerando-se a distância hermenêutica entre eles e os profissionais das Ciências Sociais.

 

Prazo para recebimento dos manuscritos: 15 de abril de 2024.

Previsão para publicação do número: 30 de junho de 2024.